livros-políticos-momento-brasil

 

 

Publicado no O Poderoso Resumão Título original Resenhas de livros políticos

 

O Brasil passa por um momento interessante de sua História. Pela primeira vez em 20 anos, as pessoas saíram às ruas para mostrar seu descontentamento por diversos problemas no cenário político nacional. Ainda não sabemos onde esses protestos vão parar e nem quais as mudanças que vão causar, mas separamos cinco posts que publicamos desde o começo do Poderoso para ajudar o exercício de análise. Bora?

(Organizados por data de publicação):

Persépolis – Marjane Sartrapi (Publicado em 24/06/2012): “Persépolis é a obra autobiográfica de Marjane Satrapi, uma jovem iraniana que viveu durante um período extremamente conturbado do país islâmico. O Irã viveu uma revolução, adotou um regime rígido e muito pautado pela religião, e passou a ser um péssimo lugar para alguém viver sua juventude.”

A desobediência civil – Henry Thoreau (Publicado em 02/08/2012): “Thoreau expõe no ensaio suas ideias sobre uma sociedade justa e sobre como o indivíduo deve se portar perante a sociedade quando deseja torna-la o mais justa possível. Explica, por exemplo, que as maiorias tendem a mandar, por serem mais fortes; a proteção das minorias seria, portanto, papel do Estado e do Governo.”

A República – Platão (Publicado em 29/10/2012): “A presente obra é a exposição das idéias platônicas sobre a política, filosofia, estética, e jurídica como uma forma de criar uma Cidade-Estado ideal em resposta aos defeitos da democracia ateniense o escrito se desdobra em 10 livros.”

O outro lado do poder – Hugo Abreu (Publicado em 28/11/2012): “Hugo Abreu foi chefe do gabinete militar de Geisel (de 1974 a 1978). Só isso já deve te dizer o foco desse livro. Logo na introdução ele nos explica seus motivos para sair do Governo e escrever o livro: Abreu percebeu que havia um grupo de pessoas que se aproximaram deliberadamente de Geisel para defender interesses próprios.”

From Dictatorship to Democracy – Gene Sharp (Publicado em 20/04/2013): “Escrito por Gene Sharp com a intenção de servir a qualquer povo que esteja sob o controle de um governo opressor, este é um livro que mostrou a que veio. Exemplares deste livro têm sido encontrados entre revolucionários de diversos países desde suas primeiras edições; mais recentemente, seus maiores sucessos foram alcançados: com a abrangência atual da Internet, o livro de Gene Sharp foi distribuído e lido por muitos dos participantes das revoluções que fizeram a Primavera Árabe entre 2010 e 2012.”

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments