1

Lorena Robinson, no Literatortura

Quando um autor cria uma personagem, ele ou ela confere a sua pessoa fictícia atributos e características específicas – como idade, aparência, certas propensões – que, combinadas, fundamentam uma personalidade determinante para toda a trama. Algumas características são marcantes, icônicas e essenciais para o desenrolar e coerência do enredo; outras são responsáveis por fornecer ao leitor prazerosas divagações a respeito da personagem, através de uma “visualização mental”, fruto da nossa imaginação, possível apenas pelos elementos fornecidos pelo autor. Há características inerentes a personagem, no entanto, que podem não ser explícitas na página. Mas seja a personagem plenamente apresentada ou não, não podemos prever o que acontecerá a ela quando determinados meios culturais a alcançarem; especialmente a indústria cinematográfica.

Dito isso, prepare-se para chocar-se com 10 personagens literários que são significativamente mais novos do que você (provavelmente) imagina.

Holly Golightly: 18 anos

Para alguns a surpresa começa no fato do filme ser uma adaptação. O livro homônimo ao filme (Breakfast at Tiffany’s – Bonequinha de Luxo, no Brasil), de Truman Capote, apresenta a personagem Holly Golightly, que tornou-se icônica após a encarnação vencedora de Oscar de Audrey Hepburn – a princesa dos olhos dos amantes de retrô. Muitos se surpreenderão ao descobrir que no romance de Capote, Holly é colocada como uma adolescente, enquanto Hepburn tinha 31 anos quando começaram as filmagens. Truman Capote não ficou muito contente com a escolha – ele queria como Holly ninguém menos que Marilyn Monroe, ainda mais velha que Audrey.

1

Scarlett O’Hara: 16

Protagonista no romance de Margaret Mitchell’s, …E O Vento Levou e no posterior filme de mesmo nome, Scarlett tinha apenas 16 anos no início do livro (e no início da Guerra Civil). A mesma idade com que ela casa, tem um filho e então torna-se viúva. Ao final do romance, ela tem 28 anos de idade e, como são fadados os personagens literários particularmente vibrantes, já viveu diversas histórias dignas de drama. E O Vento Levou é considerado um dos filmes mais vistos de todos os tempos, assistido por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Scarlett foi interpretada por Vivien Leigh, com cerca de 26 anos na época, que acabou ganhando um Oscar pelo papel.

1

Miss Havisham: 37 a 50 anos.

Sempre que surge uma adaptação cinematográfica de Great Expectations (da obra homônima de Charles Dickens), surgem junto questões a respeito da idade de Miss Havisham. Tradicionalmente, ela é retratada como uma idosa, mas não sem embasamento no próprio romance, no qual Pip a descreve como “um esqueleto” e uma “figura de cera”. Mas, dependendo de como você faz as contas, chega-se a conclusão de que ela tem entre 37 e 50 anos; considerando que os eventos do romance decorrem 25 anos após ela ser abandonada no altar, e que as pessoas casavam-se muito novas naquela época. Envelheceu precocemente por conta de todo o desgosto? Provavelmente. Mas uma idosa? Na verdade, não.

1

Tintin: 17

Talvez alguns conheçam pela história em quadrinhos de Hergé, As Aventuras de Tintin, ou mesmo pela adaptação cinematográfica de Steven Spielberg e Peter Jackson. De qualquer forma, é capaz que você tenha se surpreendido.

“Quando pensei nele pela primeira vez,” disse Hergé em uma entrevista extremamente encantadora com uma criança francesa (link: aqui!), “Eu o imaginei como tendo entre 14 ou 15 anos de idade. Mas agora, digamos que ele tenha 17. Ele envelheceu somente 3 anos no decorrer de 50, está ótimo!”. Como Hérge pontua na entrevista, Tintin é deveras maduro para a sua idade. – Mas então como ele sabe pilotar todos aqueles aviões? – Ao que parece, ele apenas aprende tudo bem, bem rápido.

1

Humbert Humbert: 36 anos

Humbert pode ser considerado o epítome cultural de um “velho tarado” – mas, na verdade, ele não chega ao menos a ser velho. Tem apenas 36 anos no polêmico romance do escritor russo Vladimir Nabokov, embora, na adaptação icônica do grande diretor Stanley Kubrick, ele seja representado pelo ator James Mason como tendo 53 anos de idade. Lolita, interpretada por Sue Lyon, tem 14 anos – enquanto a Lolita de Nabokov tinha cerca de 12. Embora sua verdadeira idade não atenue a polêmica da discrepância entre as idades, sua juventude torna sua obsessão ainda mais trágica.

1

Arya Stark and Sansa Stark: 9 e 13 anos de idade

No início de As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R.R. Martin, as meninas Stark eram apenas crianças. Quando a trama se inicia, Arya tinha apenas 9 anos (ou comemorou 9 dias de seu nome, com a benção dos Deuses Antigos e dos Novos) enquanto Sansa tinha 13. Na série da HBO, Arya é interpretada por Maisie Williams (com 16 anos) e Sansa por Sophie Turner (com 20 anos).

1

Jay Gatsby: 32 anos

Ao longo da consagrada obra de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, nos deparamos com a riqueza e a fama de Jay Gatsby. É de se surpreender, no entanto, que, apesar de tamanha riqueza, o Sr. Gatsby seja tão novo. A segunda adaptação para a indústria cinematográfica conta com Robert Redford e Mia Farrow, como Daisy. A nova versão (que estreia nesse mesmo mês) é dirigida por BazMark Luhrmann (diretor de Moulin Rouge e Austrália) e conta com Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan.

1

Sherlock Holmes: 27 anos

O mais famoso detetive da Literatura é quase sempre representado, em suas muitas, muitas encarnações, como um homem de meia idade. Não está completamente errado – visto que a idade de Holmes e suas histórias decorrem em um certo período de tempo – mas após alguns cálculos (“His Last Bow” – O Último Adeus de Sherlock Holmes, no Brasil – especifica que Holmes tem 60 no ano de 1914), fica claro que em sua primeira aventura, “Um Estudo em Vermelho” (“A Study In Scarlet”), ele tem apenas 27 anos. Isso faz com que ele seja quase uma década mais novo que Benedict Cumberbatch, um dos atores mais novos a assumir o papel, e muito mais novo que a personagem conhecida popularmente através de outros meios culturais.

1

Scout Finch: 5 anos

Do clássico How To Kill a Mockingbird (O Sol É Para Todos, no Brasil) de Harper Lee, vencedor do Prêmio Pulitzer, Scout Finch tem apenas 5 anos. No início do romance, Scout descreve a si mesma como tendo “quase 6 anos” e pelo final da trama ela tem por volta de 8; um número bem pequeno que é facilmente esquecido quando imergimos no ponto de vista tão adulto e maduro de sua narração.

1

Julieta: 13 anos

Sim! Julieta, de Romeu e Julieta, tinha apenas 13 anos de idade.

Nas fontes primárias de Shakespeare, Julieta é consideravelmente mais velha do que na peça. Por que Shakespeare muda a idade de Julieta? O Professor Gayler Whittier oferece uma explicação: “A idade de Julieta sugere que ela tanto representa quanto destrói a personificação de um soneto. Com “quase 14 anos”, ela tem praticamente a quantidade de uma forma completa de um soneto alexandrino, com 14 sílabas poéticas.

1

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments