Se você quer se tornar um escritor de qualidade, melhor investir nas suas estratégias antes de imaginar a história perfeita. Confira 7 dicas rápidas que vão ajudá-lo nesse processo

Publicado no Universia Brasil

7 dicas rápidas para se tornar um escritor melhor

Crédito: Shutterstock.com
Quando a sua intenção é enfatizar ideias, use frases curtas. Já se a sua intenção é definir ou ilustrar ideias, frases mais longas podem ajudar. Mescle os dois formatos

Ser um escritor de qualidade depende mais das práticas que você emprega do que da história que você tem em mente. É claro que uma boa prática combinada a uma boa ideia vai gerar o texto perfeito, por isso, é essencial que você esteja confiante nas duas áreas. Se você confia na história que está produzindo, invista em estratégias de qualidade para ser um escritor melhor. Veja:

1. Comece com a ideia principal

Como regra geral, afirme a ideia principal de um parágrafo logo em sua primeira frase. Não espere que seus leitores se sintam incentivados a ir além para descobrir do que se trata aquele texto.

2. Varie o comprimento das sentenças

Quando a sua intenção é enfatizar ideias, use frases curtas. Já se a sua intenção é definir ou ilustrar ideias, frases mais longas podem ajudar. Mescle os dois formatos.

3. Inclua palavras-chave no início ou fim da frase

Não deixe que as palavras-chave se percam no meio de uma frase longa demais. Para enfatizá-las, uma boa ideia é posicioná-las no início ou fim da frase.

4. Varie tipos de frases e estruturas

Para que seu texto seja mais articulado, varie os tipos de frases utilizadas, incluindo questões pontuais e comandos. Da mesma maneira, procure variar as estruturas das frases, misturando frases complexas, sujeitos simples e compostos.

5. Use verbos ativos

Evite abusar da voz passiva ou as formas variadas do verbo ser. Ao invés disso procure incluir vermos dinâmicos e na voz ativa.

6. Use pronomes e verbos específicos

Para transmitir sua mensagem de maneira clara e manter a atenção de seus leitores, procure utilizar palavras concretas e específicas, que dão uma ideia geral daquilo que você está tentando dizer. Evite ser vago.

7. Leia em voz alta

Quando for revisar o seu texto, leia-o em voz alta. Isso vai fazer com que você encontre problemas de entonação, ênfase, escolha de palavras e sintaxe.


 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments