Incentivar a leitura desde cedo é fundamental para a formação de adultos leitores

Publicado no Zero Hora

Confira dicas de livros clássicos para presentar o seu filho Fernando Gomes/Agencia RBS

Confira dicas de livros clássicos para presentar o seu filho Fernando Gomes/Agencia RBS

A melhor forma de aproximar os pequenos do mundo das letras é incentivá-los a ler desde pequenos. Escolha algum desses clássicos da literatura infantil para presentar o seu filho.

Confira algumas dicas:

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca. O livro deu origem à série Sítio do Pica-Pau Amarelo e exibe as aventuras dos personagens Emília, Pedrinho e Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Lançado em 1980, o livro conta com um protagonista divertido, travesso e arteiro. Este personagem vive sua juventude ao lado dos companheiros de traquinagem _ o fofinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Juntos eles brincam, conversam e se divertem.

Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles

Este livro, publicado em 1964, reúne poesias e musicais sobre os sonhos e as fantasias que povoam o imaginário da criança: jogos, animais, flores, chuva, brinquedos.

A Branca de Neve (1812), dos Irmãos Grimm

As histórias da personagem Branca de Neve surgiram da tradição oral alemã e foram publicadas pelos Irmãos Grimm entre os anos de 1812 e 1822. A clássica história, que conquista as crianças até hoje. também foi adaptada para as telonas em um desenho da Disney.

Pinóquio, de Carlo Collodi

A história do simpático boneco de madeira que ganha vida, escrita no final do século 19, é divertida, engraçada e ainda repleta de lições morais. Pinóquio se mete em enrascadas e, a cada vez que mente, seu nariz cresce! A leitura é recomendada para crianças a partir de sete anos.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas mágicas, que encantam crianças e adultos.

Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha

O livro várias histórias que contam, através de desenhos coloridos, o universo infantil. A leitura é recomendada para crianças a partir de seis anos.

Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado

O livro conta a história da menina Isabel, que encontra uma foto da bisavó, chamada Bia, com quem passa a dividir conversas imaginárias, cheias de sonhos infantis. A leitura é recomendada para crianças a partir de sete anos.

O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon

O livro escrito há mais de três décadas se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil. A divertida história trata de questões sobre o convívio social, e foi a primeira a abordar o tema ecologia.

Peter Pan, de James Barrie

O eterno menino Peter Pan, a fada Wendy e os Meninos Perdidos vivem uma extraordinária aventura na ilha do Nunca.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments