Renan Marçal postou foto no Facebook e no Instagram como se estivesse fazendo o Enem 2013 (Foto: Reprodução / Internet)

Renan Marçal postou foto no Facebook e no Instagram como se estivesse fazendo o Enem 2013 (Foto: Reprodução / Internet)

Aline Bonatto, no Extra

Renan Marçal, de 19 anos, estava curtindo seu sábado tranquilamente e começou a monitorar as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou a ser aplicado neste sábado. O universitário começou a buscar algumas imagens, encontrou a de uma prova do exame e decidiu brincar com isso na internet. Foi suficiente para que ele ganhasse seus 15 minutos de fama na internet.

— Não imaginei que fosse dar toda essa repercussão. Foi uma brincadeira para os amigos. Mas teve uma hora que olhei e tinham muitos comentários. Estou pilhado aqui — diverte-se o carioca, que fez o Enem no ano passado: — Fiz a prova direitinho, não publiquei nada na internet. Passei e agora estou cursando Programação.

De acordo com Renan, outras pessoas estão fazendo a mesma brincadeira, mas ele tem uma teoria do motivo de a sua estar chamando mais atenção:

— A questão foi que um perfil falso do Ministério da Educação (MEC) comentou, explicando que eu estava desclassificado. Na hora, pelo tom formal, até eu achei que fosse verdade. Depois, vi que o MEC já tinha se posicionado e avisado que aquele perfil era falso. Por isso, acho que a minha postagem está virando meme. Tem gente que comenta: “Vai ver o Enem aqui fora”. Teve gente que ficou com pena, mas também recebi algumas mensagens de ódio (risos).

O estudante está achando rápida a resposta do MEC aos excessos dos candidatos nas redes sociais.

— Acho que eles sabem quando é uma trolagem (zoação) e quando não é, até porque a internet é o lugar onde as pessoas mais gostam de sacanear. Parece que está bem rigoroso o monitoramento este ano — diz Renan.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou por meio de sua conta no Twitter que 21 candidatos foram eliminados do Enem 2013 por terem postado imagens da prova na internet: “#Enem2013: até as 15h, 21 participantes eliminados por postar imagem do cartão resposta em redes sociais”.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments