Chamado de Gaeko, o processo seletivo para o ensino superior na China conta com quase 10 milhões de participantes

Publicado em O Globo

Com quase 10 milhões de candidatos, o Gaeko é um dos vestibulares mais acirrados do mundo JUNG YEON-JE / AFP

Com quase 10 milhões de candidatos, o Gaeko é um dos vestibulares mais acirrados do mundo JUNG YEON-JE / AFP

RIO – Mesmo antes de ocorrer, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já é considerado o maior vestibular da História do Brasil. Desde que foi criado, em 1998, até este ano, o número de participantes da prova pulou de meros 157,2 mil para mais de 7,1 milhões de inscritos. No entanto, mesmo que o número de candidatos para o exame deste fim de semana equivalha a quase duas vezes a população do Uruguai, o Enem ainda fica atrás de outro vestibular no mundo. Difícil adivinhar o país?

Com quase 10 milhões do participantes, o chinês “Gaeko” (Exame Nacional de Admissão à Educação Superior) é o processo seletivo mais acirrado do mundo. A cada mês de junho, estudantes com idades em torno dos 18 anos realizaram em três dias as cinco provas que compõem o exame: chinês, inglês, matemática, uma opção dominante literária ou científica, e uma prova de síntese transdisciplinar.

Meses antes da prova, os alunos devem indicar uma lista com universidades de sua preferência. Após o Gaeko, eles anexam a o desempenho do exame ao currículo. Cabe à própria instituição admitir ou não o aluno. No final de todo o processo, cerca de um quarto dos candidatos não consegue vaga nas universidades chinesas. Não por acaso, o mês já é apelidado pelos alunos de Black june (junho negro).

Assim como no Enem, Gaeko foi marcado por escândalos de cola e vazamento de questões. Em 2008, por exemplo, duas estudantes ficaram famosas por serem pegas com minicâmeras dentro dos sutiãs. Elas queriam transmitir imagens para uma pessoa do lado de fora da prova, que lhes enviaria de volta as respostas das questões. Já no ano passado, cerca de 1.500 pessoas foram presas por suspeitas de fraude e 60 mil aparelhos eletrônicos foram apreendidos, como transmissores e fones de ouvido.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments