Estudante de nove anos disputou com 53 mil estudantes de todo país.
Vencedor é aluno da Escola Dacyr José Ribeiro, no bairro São José.

Publicado por G1

Alyson com os pais José e Jázia (Foto: Gilmar Marques/Ascom Cantagalo)

Alyson com os pais José e Jázia (Foto: Gilmar
Marques/Ascom Cantagalo)

O estudante Alyson José da Silva Foly Miguel, de apenas 9 anos, conquistou o terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Estudante do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, no bairro São José, em Cantagalo, Região Serrana do Rio, o menino é motivo de orgulho para professores, funcionários e colegas da escola.

Filho do servidor público José Foly Miguel e da dona de casa Jázia Geralda da Silva, Alyson levou a medalha de bronze para casa, concorrendo dentro de sua faixa etária, em nível nacional da XVI OBA, que contou com participação de 1.392 escolas e 53.256 estudantes de todo o país, somente no nível 4.

A entrega do certificado e da medalha foi realizada pela escola numa solenidade na tarde desta terça-feira (29). “Da nossa escola, participaram 73 estudantes, de 4º e 5º anos do ensino fundamental, e todos receberam certificados pela participação. Mas esse resultado vem mostrar o quanto é importante a dedicação, a confiança e a certeza de que é possível superar todos os limites. Esse prêmio não só é orgulho do próprio Alyson e de sua família, mas de todos nós da escola, professores, diretores e funcionários”, disse Carla de Fátima Guimarães Abreu, coordenadora pedagógica da escola.

A prova teve questões de geografia, ciências e matemática. A olimpíada foi realizada nas escolas públicas e privadas em todo o país. Entre várias curiosidades que envolvem o mundo da ciência, foram destacadas as descobertas sobre planetas, galáxias, o sistema solar, em diferentes questões. “Toda a vida escolar de Alyson, desde o pré-escolar foi aqui, na Escola Dacyr Ribeiro”, revelou a mãe do estudante. “Ele é um orgulho para nós”, ressaltou o pai.

Para a diretora da escola, professora Elisabeth de Souza Camara, a OBA tem o objetivo de fazer com que jovens se interessem pela astronomia, astronáutica e ciências, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Outras grandes responsáveis pelo êxito de Alyson na olimpíada foram as professoras Selma Diniz e Ana Paula de Souza Roberto, que passaram para os alunos atividades com o conteúdo da OBA para os estudantes do 4º ano, além das as professoras Gisele Bon e Julieta Mansur Medina, que desenvolveram o mesmo tipo de trabalho junto aos estudantes do 5º ano”, frisou a diretora do colégio.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments