Bruno Taborda vai prestar vestibular pela 6ª vez e estuda 16 horas por dia.
Ele mudou-se de Londrina para Valinhos, onde conseguiu bolsa de estudos.

Publicado por G1

Bruno estuda 16 horas em um quarto alugado em Valinhos (Foto: Giulia Cirilo / G1 Campinas )

Bruno estuda 16 horas em um quarto alugado
em Valinhos (Foto: Giulia Cirilo / G1 Campinas )

O sonho de ser médico fez Bruno Taborda, de 23 anos, adotar uma rotina puxada de estudos para prestar o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste domingo (10). Tanto, que o londrinense tem feito menos refeições para economizar e conseguir dedicar-se 16 horas por dia aos livros. Com o esforço, o jovem emagreceu 16 quilos.

Bruno mudou-se de Londrina (PR) para Valinhos (SP) há dois anos, após conseguir uma bolsa com 100% de desconto no Colégio Etapa. Este é o 6º ano que o jovem prestará vestibular e, para que o esforço seja recompensado, sair para se divertir está fora dos planos. O estudante perdeu os pais na infância e o apoio recebido da avó e dois tios fez com que ele persistisse nos estudos.

Família
Segundo ele, a família o ajuda com as despesas de inscrições nas provas e viagens. “Não me sinto bem pedindo dinheiro para eles, ganho R$ 500 de ajuda do governo por ser órfão, então tento me virar o máximo com esse dinheiro”.

Bruno separa as economias para pagar o aluguel de um quarto no Jardim Imperial, a conta de telefone, além das refeições que ele mesmo prepara. “Sabia que ia passar dificuldades, mas meus esforços vão valer a pena”, diz.

O estudante acredita que o vestibular 2014 da Unicamp será mais difícil que nos anos anteriores. Bruno passou para segunda fase em 2012 e lembra que faltaram 15 pontos para realizar o sonho de estudar na universidade. “Acho que o mais difícil é a redação, porque sempre é uma surpresa o tema da prova” aponta. Mais do que a escolha de ser médico, o candidato já sabe em qual área deseja especializar-se: neurocirurgia. “Usar o cérebro para salvar vidas é o que me fascina na profissão”, define.

Unicamp 2014
Com total de 73.818 candidatos, a Unicamp bateu o recorde de inscritos para o vestibular de 2014. A carreira de medicina é a mais concorrida, com 15.989 candidatos e 145,4 candidatos por vaga, seguida de Arquitetura e Urbanismo (104,5 c/v).

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova no domingo (10) às 12h, já que o acesso só será permitido até 13h. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar congestionamento nos bairros onde a prova será realizada.

Estudante se divide entre livros e utensílios para preparar a comida (Foto: Giulia Cirilo / G1 Campinas)

Estudante se divide entre livros e utensílios para preparar a comida (Foto: Giulia Cirilo / G1 Campinas)

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments