Vinicius Gambeta, no Portal Operários da Web

Você se considera inteligente? Seu QI é elevado? Se a resposta para essas perguntas foi positiva, segundo o astrofísico Neil deGrasse Tyson, você obrigatoriamente precisa ler todos os livros dessa lista. Tyson é considerado o mais renomado astrofísico da atualidade, e possui até um asteroide em homenagem ao seu nome.

Tyson é o nome por trás do meme que ganhou destaque na internet: “Ui”

Tyson é o nome por trás do meme que ganhou destaque na internet: “Ui”

O cara com certeza é um gênio, e sempre deixou claro que se considerava uma pessoa inteligência, e todo esse conhecimento era fruto de muita leitura e questionamento. No início do mês, Tyson foi questionado por um usuário do Reddit sobre quais os livros favoritos do autor, e ele prontamente divulgou uma lista com 8 livros que toda pessoa inteligente deveria ler. Ficou interessado? Olha só os títulos que estavam presentes na lista:

1) A Bíblia
Pode parecer estranho em um primeiro momento, já que Neil deGrasse é assumidamente Ateu, no entanto, ele ressalta a importância da leitura do livro cristão de uma forma cientifica, para que se possa entender como funciona a sociedade contemporânea em comparação com as antigas civilizações, e como a manipulação em massa é aplicada desde os primórdios da existência da terra.

2) O Sistema do Mundo (Isaac Newton)
Segundo o cientista, o capítulo “O Sistema do Mundo” da obra “Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” de Isaac Newton traz a metodologia filosófica mais perfeita que ele já teve já teve o prazer de questionar. “É impossível ler esse livro e não mudar completamente a maneira como você enxerga o mundo”, disse ele.

3) A Origem das Espécies (Charles Darwin)
O livro mais famoso de Darwin até hoje apresenta a teoria da evolução como é originalmente aceita pelos cientistas de todo o mundo. Nesse livro, Darwin leva as mais persuasivas evidências da evolução das espécies para o leitor, que se vê cativado por dentre cada frase de impacto pronunciada pelo autor do livro.

4) A Viagem de Gulliver (Jonathan Swift)
Aos olhos dos menos criativos, essa pode parecer mais uma surpresa na lista. No entanto, Neil deGrasse Tyson diz que poucas pessoas conseguem analisar a obra de literatura inglesa com outros olhos. Ao fazer, o indivíduo conseguirá entender a verdadeira mensagem que diz em alto e bom tom que diariamente, os humanos nada mais são do que criaturas que agem com instintos primitivos.

5) A Era da Razão (Thomas Paine)
Indo completamente na contra-mão do primeiro ítem da lista, a obra de Thomas Paine, “Era da Razão” é uma das mais conhecidas do meio ateísta, e usa argumentos concretos para bater de frente com doutrinas cristãs, promovendo o pensamento livre. Tyson diz que o livro ensinou-o como o poder do pensamento racional é capaz de transformar as pessoas.

6) A Riqueza das Nações (Adam Smith)
O livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith, consegue trazer a tona a principal teoria sobre o funcionamento da sociedade comercial, além de incontáveis reflexões acerca do trabalho e a acumulação de capital. O cientista diz que essa é uma de suas obras preferidas, e que a mesma permite para o leitor entender as verdadeiras virtudes do capitalismo.

7) O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
A obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiável é com certeza o maior clássico da filosofia de todos os tempos. O livro consegue retratar a ciência política moderna em detalhes, mostrando como ela realmente é, e não como deveria ser. “O livro é recheado de astúcia, aleivosia, maldade, crueldade e ganância, e é justamente isso que torna-o tão real”, disse Tyson.

8) A Arte da Guerra (Sun Tzu)
“A Arte da Guerra” apresenta um tratado militar escrito centenas de anos antes de cristo pelo militar estrategista Sun Tzu. O tratado aborda em seus 13 capítulos os mais diferentes aspectos da guerra, e permite o leitor comparar a guerra ao atual ramo de da administração de negócios. Para o astrofísico, a obra transforma em arte, o ato inatural de se trucidar humanos. E aí, pronto para atualizar a lista de livros a serem lidos?

Todos esses livros são gratuitos e podem ser encontrados em sites da internet ou acervos de bibliotecas nacionais. E se você for ler esses livros, não deixe de conferir também os 7 sites capazes de te deixar inteligente.

Como dito anteriormente, a lista apresenta os livros citados pelo astrofísico, e embora sejam todos excelentes livros, não pode ser considerado uma opinião pública, então, queremos saber de você: Quais os livros que você já leu, que você acha que mais estimulam o cérebro? Deixe a resposta aí nos comentários, que em breve faremos um post com a ajuda de vocês!

Até a próxima pessoal 😉

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments