Conhecido como ‘Bay Psalm Book’, a obra que contém os Salmos da tradição cristã data de 1640 e está avaliado entre 15 a 30 milhões de dólares

Publicado na revista Veja

Cópia do livro 'Bay Psalm Book', que será leiloado pela Sotheby's

Cópia do livro ‘Bay Psalm Book’, que será leiloado pela Sotheby’s (Reprodução Sotheby’s)

A casa de leilão Sotheby’s colocará à venda no dia 26 de novembro uma cópia do livro Bay Psalm Book, considerado um dos livros mais valiosos do mundo, avaliado entre 15 a 30 milhões de dólares.

Editado pelos primeiros membros do movimento puritano, em 1640, em Massachusetts, com o título original The Whole Booke of Psalmes Faithfully Translated into English Metre, o livro traz os versos de Salmos, presentes na Bíblia, traduzidos para o inglês de uma maneira próxima do original em hebraico.

Feito com uma prensa da época, foram impressas 1 700 cópias. Mas sobraram apenas 11 exemplares. Acredita-se que o artefato seja o primeiro livro impresso em inglês no continente americano, quando os Estados Unidos ainda eram uma colônia britânica.

Se for vendido pelo valor estipulado pela casa de leilões, o livro baterá o recorde de The Birds of America, de John James Audubon, arrematado em 2010 por 11,5 milhões de dólares – até agora o maior valor pago por uma obra impressa.

O exemplar de Bay Psalm Book que está à venda faz parte da coleção de livros raros da igreja Old South Church de Boston, em Massachusetts. Dona de dois exemplares, a igreja decidiu vender um para levantar 7 milhões de dólares para financiar alguns de seus projetos. As demais edições remanescentes da obra estão em museus e bibliotecas públicas americanas, entre eles a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a Universidade de Harvard.

dica do Chicco Sal

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments