Estudo foi feito a partir de dados do Saresp.
Ajuda diminui quanto mais velho for o aluno.

Publicado por G1

Uma pesquisa feita pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com base nos dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar) de 2012 aponta que 70,3% dos pais acompanham os filhos na lição de casa.

Segundo o estudo, feito com a partir de questionário respondidos por 1 milhão de alunos, a ajuda é maior quando mais novo for o estudante. A rede estadual paulista tem 4,3 milhões de estudantes matriculados.

De acordo com o levantamento, 95% dos alunos do 3º e 5º anos do ensino fundamental têm o acompanhamento dos pais. Já para alunos do 7º ano, o índice de participação dos pais na lição de casa cai para 83%. No ensino médio, o índice é de 54,3%.

Novo Saresp
A nova edição do Saresp, que avalia o sistema de ensino da rede estadual paulista deste ano será realizada nesta terça (26) e quarta-feira (27) para 2.468.742 alunos. Escolas públicas da rede estadual e das redes municipais, além das escolas privadas, vão participar da avaliação, com alunos matriculados no 2º, 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio.

Segundo o governo estadual, o exame terá participação recorde nesta edição por causa da inclusão dos alunos do 2º ano do fundamental, já que, em julho, o governo estadual baixou a meta de alfabetização de 8 para 7 anos, um a menos que a meta nacional.

No total, o Saresp será aplicado a 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino, 733 mil alunos das redes municipais, 53 mil das escolas particulares e do Sesi e outros 18,5 mil estudantes matriculados no Centro Paula Souza.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, 534 prefeituras aderiram ao Saresp, além de 374 escolas particulares, do Sesi e do Centro Paula Souza. No caso das instituições privadas, são elas que cobrem os custos com a aplicação da prova, que é supervisionada por fiscais contratados e treinados que não atuam nas redes, para evitar fraudes.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments