Publicado por Folha de S.Paulo

Três contos nunca publicados do escritor americano J. D. Salinger (1919-2010) vazaram na internet, após aparecerem em um leilão do site de compras eBay.

As histórias estão coletadas em um livro intitulado “Three Stories”, comprado no site por cerca de R$ 250 e cuja origem é desconhecida. Um link para um arquivo PDF do livro foi então postado no Reddit, um site de compartilhamento de conteúdo.

Um dos contos, “Ocean Full of Bowling Balls”, é considerado um prelúdio do livro mais famoso de Salinger, “O Apanhador no Campo de Centeio”. A biblioteca da Universidade de Princeton era a única a possuir uma cópia da obra, disponível para leitura sob supervisão.

Livros e foto do escritor norte-americano J. D. Salinger, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio" / Amy Sancetta/Associated Press

Livros e foto do escritor norte-americano J. D. Salinger, autor de “O Apanhador no Campo de Centeio” / Amy Sancetta/Associated Press

A divulgação da obra contraria a vontade do autor, morto em 2010, para quem o conto não deveria ser publicado antes de 2060, 50 anos após sua morte.

Os dois outros contos, “Paula” e “Birthday Boy” podiam ser encontrados na Universidade do Texas.

Segundo o documentário “Salinger”, lançado em setembro nos Estados Unidos, cerca de cinco obras do escritor seriam lançadas entre 2015 e 2020, a pedido dele.

Um estudioso de Salinger, Kenneth Slawenski, confirmou a autenticidade das obras vazadas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments