Vencedores foram anunciados em cerimônia no Teatro Renascença

Eliane Brum (direita) e Luís Augusto Fischer (esquerda) dividiram o prêmio de livro do Ano no Açorianos Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Eliane Brum (direita) e Luís Augusto Fischer (esquerda) dividiram o prêmio de livro do Ano no Açorianos
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Publicado por Zero Hora

O Açorianos de Literatura anunciou os premiados em sua lista de categorias. Em 2013, não houve um livro do ano, e sim dois.

A coletânea de crônicas A Menina Quebrada, de Eliane Brum, e a publicação de Terra Gaúcha e Artinha de Leitura, de Simões Lopes Neto, organizada por Luís Augusto Fischer (Belas-Letras), dividiram o prêmio de maior destaque das letras gaúchas no ano.

A cerimônia de entrega do maior prêmio literário para as obras do Estado foi realizada na noite desta segunda-feira no Teatro Renascença, em um espetáculo com direção de Rene Goya Filho, que contou com Nico Nicolaiewsky ao piano e apresentação da atriz Márcia do Canto. Na Noite do Livro, foram entregues os troféus aos vencedores em 10 categorias (veja lista abaixo) – os premiados de cada categoria concorriam também a Livro do Ano. A Menina Quebrada e Terra Gaúcha e Artinha de Leitura dividiram o grande prêmio e vão receber cada um R$ 5 mil. Um total de 213 obras foram inscritas para concorrer ao prêmio.

A Menina Quebrada foi premiada também na categoria crônica. É uma coletânea lançada em junho deste ano reunindo colunas escritas pela jornalista no site da revista Época, no qual manteve até este ano um dos espaços jornalísticos mais populares e compartilhados da imprensa brasileira na internet.

– Receber esse prêmio para mim é algo muito grande, porque há 20 anos o Açorianos foi o primeiro prêmio que ganhei, com meu primeiro livro, sobre a Coluna Prestes, um livro que foi recebido com muito preconceito, e por isso aquele prêmio foi muito importante para mim. Estar aqui para receber o Açorianos outra vez é uma honra – disse Eliane, ao subir ao palco para receber o troféu.

Terra Gaúcha e Artinha de Leitura são dois livros de Simões Lopes Neto, autor de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, que estiveram desaparecidos por um século. Com o objetivo de difundir a alfabetização, Lopes Neto redigiu os dois livros em 1904 e 1907, respectivamente, mas nunca encontrou quem os publicasse. A edição finalmente publicada este ano, organizada por Luis Augusto Fischer, venceu em duas categorias além da de livro do ano: Especial e Projeto Gráfico.

– Para mim, receber este prêmio é especial. Esta é a 20ª edição do Açorianos de Literatura, e há 20 anos participei da operação das primeiras edições, ao lado de dois colegas já falecidos que tiveram livros reeditados há pouco tempo, Guilherme Pozzobon e Luiz Sérgio Metz, o Jacaré – comentou Fischer, emocionado.

A premiação do Açorianos também consagrou os melhores do ano categoria por categoria. Em romance, o livro premiado foi O Amante Alemão, da jornalista Lélia Almeida, uma narrativa longa e ambiciosa que entretece um triângulo amoroso a uma descrição social da região fumageira do Estado. Em contos, o vencedor foi Recortes para Álbum de Fotografia sem Gente, livro de estreia de Natalia Borges Polesso, editado pela Modelo de Nuvem. O Açorianos deste ano foi o do reconhecimento às pequenas e médias editoras locais. A maioria dos premiados ganhou as prateleiras por selos jovens e modestos, de atuação destacada no Estado, como Arquipélago Editorial, Não, Dublinense, Modelo de Nuvem e Belas-Letras – estas duas últimas surgidas em Caxias do Sul.

O Açorianos também escolheu o livro vencedor na categoria Criação Literária, que avalia todos os anos originais inéditos para publicação pela Editora da Cidade. Este ano, concorriam competidores na categoria conto, e o escolhido foi Ocupa Porto Alegre e Outros Contos, de Marcelo da Silva Rocha. Além da edição do livro, no ano que vem, o autor receberá um prêmio de R$ 10 mil.

Veja a lista oficial dos premiados no Açorianos de Literatura:

LIVRO DO ANO

* A Menina Quebrada, de Eliane Brum (Arquipélago)

* Terra Gaúcha e Artinha de Leitura, de Simões Lopes Neto, organizado por Luís Augusto Fischer (Belas-Letras)

CONTO

* Recortes para Álbum de Fotografia sem Gente, de Natalia Borges Polesso (Modelo de Nuvem)

CRÔNICA

* A Menina Quebrada, de Eliane Brum (Arquipélago)

ENSAIO DE LITERATURA E HUMANIDADES

* Anarquia na Passarela, de Daniel Rodrigues (Dublinense)

ESPECIAL

* Terra Gaúcha e Artinha de Leitura, de Simões Lopes Neto, organizado por Luís Augusto Fischer (Belas-Letras)

INFANTIL

* Conchas, de Hermes Bernardi Jr. (Edelbra)

INFANTO-JUVENIL

* Filho de Peixe, de Marcelo Carneiro da Cunha (Projeto).

NARRATIVA LONGA

* O Amante Alemão, de Lélia Couto Almeida (IEL/Corag)

POESIA

* Aqui Jasmim, de Caroline Milman, Editora Modelo de Nuvem.

CAPA

* Samir Machado de Machado, para Monstros Fora do Armário, de Flávio Torres (Não Editora)

PROJETO GRÁFICO

* Celso Orlandin Júnior, para Terra Gaúcha e Artinha de Leitura, de Simões Lopes Neto, organizado por Luís Augusto Fischer (Belas-Letras)

DESTAQUES LITERÁRIOS

* Projeto Adote um Escritor, da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e da Secretaria Municipal de Educação.

* Programa de TV DIREITO E LITERATURA

PRÊMIO AÇORIANOS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

* Ocupa Porto Alegre e Outros Contos, de Marcelo da Silva Rocha.

:: Veja galeria com fotos da noite de premiação:

bailarina apresenta cartazes com as categorias premiadas da noite no prêmio Açoriano de Literatura 2013 Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

bailarina apresenta cartazes com as categorias premiadas da noite no prêmio Açoriano de Literatura 2013
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Ca categoria Capa- Samir Machado de machado com Monstros Fora do Armário. Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Ca categoria Capa- Samir Machado de machado com Monstros Fora do Armário.
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

categoria Conto- Natalia Borges polesso com Recortes para Álbum de Fotografia Sem Gente. Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

categoria Conto- Natalia Borges polesso com Recortes para Álbum de Fotografia Sem Gente.
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

na categoria Infantil o vencedor foi Hermes Bernardi JR com o livro Conchas. Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

na categoria Infantil o vencedor foi Hermes Bernardi JR com o livro Conchas.
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

O Livro Do Ano ficou entre Eliane Brum E Luís Augusto Fischer Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

O Livro Do Ano ficou entre Eliane Brum E Luís Augusto Fischer
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Vencedores do prêmio Açoriano de Literatura 2013 Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Vencedores do prêmio Açoriano de Literatura 2013
Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments