Os seus alunos mostram um total desinteresse por livros e gostaria de mudar essa situação? Consulte as nossas dicas para incentivar os estudantes a ler

Publicado no Universia Portugal

Crédito: Ojo fotos     Ao indicar um livro aos seus alunos, converse com eles sobre a história antes e depois da leitura

Crédito: Ojo fotos
Ao indicar um livro aos seus alunos, converse com eles sobre a história antes e depois da leitura

Fazer com que os estudantes apreciem o prazer da leitura pode ser uma tarefa complicada para muitos professores. Por exigir concentração, alguns alunos, principalmente os mais jovens, podem associar a ação de ler a atividades entediantes e, por isso mesmo, acabam por fugir à leitura de alguns livros que poderiam vir a tornar-se nas suas obras preferidas. Se gostaria de mudar essa situação, algumas destas dicas podem ajudá-lo.

Consulta as nossas dicas para incentivar os estudantes a ler:

1. Espaços confortáveis
Durante ou depois das aulas, planeie um momento exclusivamente dedicado à leitura para que os seus alunos não tenham opção de fugir. Encontre um espaço onde possam sentir-se confortáveis, garantindo que ficam ainda mais focados no que vão ter que ler.

2. Falar sobre a história
Ao indicar um livro aos seus alunos, converse com eles sobre a história antes e depois da leitura, mostrando como pode ser interessante e facilitando a compreensão de uma determinada obra.

3. Explorar estilos e autores preferidos
Se os seus alunos têm algum autor preferido, incentive-os a explorar a leitura de mais obras desse determinado escritor e a conhecer outros trabalhos que possam relacionar-se com o estilo que eles mais gostam.

4. Incentivar o uso de bibliotecas
Peça aos seus alunos que tentem visitar bibliotecas fora do horário das aulas e mostre-lhes como devem procurar os livros que querem ler.

5. Procure obras que tenham versões em filmes
Pedir aos seus alunos que leiam livros que também se tornaram filmes pode ser uma forma de incentivar a leitura porque assim podem perceber as diferenças e semelhanças nos dois tipos de obra, ampliando a possibilidade de discussão sobre os assuntos em questão.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments