Cassio Kengi sempre se interessou pela área por causa do pai mecânico; jovem ganhou bolsa para cursar particular

Julia Carolina, no Último Segundo

Título original: ‘Sempre quis’, diz filho de mecânico aprovado em Engenharia na USP e na Unicamp

Com o pai, os tios e avô mecânicos, Cássio Kengi Hayashida Hernandes, de 17 anos nunca pensou em outra coisa: também queria ser da área. Estudante de escola pública durante o ensino fundamental e bolsista em um colégio particular no médio, daqui a 5 anos a palavra mecânico fará parte de seu currículo, mas precedida do substantivo engenheiro. ,

No início deste mês, seu nome constou nas listas de aprovados da USP e da Unicamp. Pelo Sisu, também conquistou uma vaga em bacharelado de ciência e tecnologia na UFABC.


Arquivo pessoal

Cássio ganhou bolsa de estudos para estudar em colégio particular da região de Sorocaba

Trajetória

Morador de Sorocaba, Kengi cursou o ensino fundamental em escolas da rede pública da região. Dedicado e com boas notas, foram os próprios professores que o indicaram para o Ismart – instituição que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda em colégios particulares do Rio de Janeiro e São Paulo.

Kengi passou por um processo seletivo para medir suas habilidades cognitivas e não cognitivas e, com o resultado, saiu do 9º ano e conseguiu bolsa de estudos para fazer o ensino médio no colégio Uirapuru.

No começo ele até teve um pouco de dificuldade com o conteúdo, mas logo se acostumou ao desafio. Durante os três anos, aproveitava o tempo de aula e os plantões de dúvida. Ao chegar em casa ainda revisava as matérias por duas ou três horas. “Eu equilibrava o tempo e tentava relaxar também. Mas, quando gostava muito de uma matéria, acabava estudando mais”, conta.

Dia desses, após a felicidade de ver o nome em três listas, veio a aflição: qual universidade escolher? Escolheu a USP porque descobriu que há um professor que realiza pesquisas em biomecânica.

Agora, prepara a mudança para São Paulo, onde ficará até pelo menos o fim de 2018. Tempo em que continuará recebendo ajuda financeira do instituto que o apoia.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments