Quer saber como é possível facilitar a compreensão de uma leitura difícil? Confira nossas dicas e resolva essa questão

Publicado no Universia Brasil

Crédito: Shutterstock.com     Após a leitura da introdução, faça anotações sobre o que você percebeu ser importante no livro

Crédito: Shutterstock.com
Após a leitura da introdução, faça anotações sobre o que você percebeu ser importante no livro

Mesmo para aqueles que leem com frequência, algumas leituras podem ser mais complicadas e exigirem um esforço maior para compreendê-las por completo. Mas isso não precisa ser um problema. Sabendo os passos corretos que você deve seguir, será possível facilitar a leitura de qualquer tipo de conteúdo. Confira as dicas e saiba como facilitar a compreensão de uma leitura difícil:

1. Leia a introdução e reflita
Muitos livros costumam ter uma introdução que aborda os pontos principais da leitura. Sendo assim, antes de se aprofundar no texto, leia esses trechos e reflita. Dessa maneira, você poderá entender de forma mais ampla o ponto de vista do autor e compreender o foco do livro.

2. Faça anotações
Após a leitura da introdução, faça anotações sobre o que você percebeu ser importante no livro e então comece a ler o material completo. Continue anotando ou marcando nas páginas tópicos que possam ajudar na compreensão do conteúdo.

3. Preste atenção em listas
Se durante a leitura você se deparar com um trecho que diz algo como “e há três aspectos que foram marcantes na situação”, fique atento. Observe com cuidado quais são esses aspectos que serão citados, já que eles podem aparecer apenas depois de alguns parágrafos e ainda separadamente, não em um formato de lista específica.

4. Anote palavras que você não entende
Algumas vezes, parar a leitura devido a palavras cujo significado você não compreende pode prejudicar o entendimento geral. Por isso, anote quando houver um termo desconhecido por você e procure pela sua definição.

5. Releia suas anotações
Se mesmo após o final da leitura você ainda não sentir que compreendeu o conteúdo por completo, releia suas anotações e, a partir delas, faça uma análise.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments