interna_professores

Publicado no Hypeness

Uma série exclusiva pra web, intitulada “Ser Professor”, busca uma nova perspectiva à questão da educação pública no Rio de Janeiro. O meio: histórias profissionais de 12 professores contadas por eles mesmos.

O projeto surgiu no contexto da greve e dasmanifestações dos professores que ocorreram no final de 2013. Eles entraram em greve em 8 de agosto pedindo a criação de um plano que oferecesse à categoria melhorias nos cargos e salários. O plano foi aprovado pelos vereadores em 1º de outubro, em sessão fechada ao público, e, no dia seguinte, foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes e virou lei. A sessão chegou a ser cancelada pela Justiça em 11 de outubro, mas a liminar foi cassada no dia 16 e o plano voltou a valer. Os professores pediam que todos os profissionais fossem contemplados pelo plano, não apenas os que trabalham 40 horas semanais, como determinou a prefeitura.

0015

0034

0044

0053

0061

Fotos: Globo.com

Nos vídeos do projeto, todos de enfoque bastante pessoal, doze professores falam sobre suas relações com o magistério, sobre seu dia-a-dia, suas dificuldades e histórias que marcaram suas vidas. A partir desse olhar mais aproximado, os depoimentos permitem uma reflexão sobre a educação pública do Rio de Janeiro.

Sonia Sant’Anna, professora de português do Colégio Estadual Hispani-Brasileiro João Cabral de Meto Neto, por exemplo, destaca o prazer da rotina de professor. “Eu adoro o que eu faço. Eu acho não saberia fazer outra coisa a não ser dar aula. É bonito demais ver o processo de descoberta das crianças via educação. E esse retomo ninguém tira da gente”, diz a professora no vídeo abaixo.

Ser Professor – Sonia from 14 on Vimeo

Abaixo deixamos mais dois testemunhos, de Thiago Gondim, professor de História, e Solon Santos, de Educação Física.

Ser Professor – Thiago from 14 on Vimeo

Ser Professor – Solon from 14 on Vimeo

No site você confere o depoimentos de todos os professores.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments