capa 1 freud

LEIA UM TRECHO

Talvez seja uma novidade para muitos que este primeiro livro escrito e publicado por Freud permanecia inédito até hoje no Brasil. A frequente justificativa para a sua exclusão das obras ditas completas de Freud seria o seu alegado teor mais neurológico do que psicanalítico.

Entretanto, mesmo tendo sido escrito antes da cunhagem do termo Psicanálise, sabemos hoje que Sobre a concepção das afasias: Um estudo crítico é uma obra fundamental para a compreensão dos escritos posteriores. Sobretudo se pensarmos o quanto a fundamental relação entre o psiquismo e a linguagem pauta o pensamento freudiano, vemos aqui o itinerário de alguém que abandona as concepções hegemônicas do localizacionismo defendidas por seus mestres, tornando-se o cofundador de uma concepção dinâmica tanto do psiquismo quanto da linguagem em suas funções e disfunções.

Um psicanalista, que lida cotidianamente com a fala dos pacientes, que pratica o método que foi apelidado por uma paciente como talking cure, não pode ser indiferente ao fato de que o primeiro texto importante do criador da psicanálise, datado de 1891, anterior, portanto, à sua teoria do aparelho psíquico, proponha literalmente um aparelho de linguagem.

A obra integra a coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, que pretende não apenas oferecer uma nova tradução, direta do alemão e atenta ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira, mas oferecer uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.

capa 2 freud

LEIA UM TRECHO

Integrante da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, este livro é um clássico. Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico. Não é exagero dizer que a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a anatomia e a fisiologia estão para a Medicina. No texto que o leitor tem em mãos, Freud apresenta o conceito de pulsão, que está na base dos processos que determinam os modos como nós amamos, desejamos, sofremos. Nele assistimos a um esforço obstinado de sistematização deste “conceito-fundamental”. Tão ou mais fundamental do que o próprio inconsciente, a pulsão é um “conceito-fronteiriço”, situado entre o corpo e o aparelho psíquico.

Contudo, assim como os destinos das pulsões são múltiplos e envolvem complexos processos de transformação, também os destinos do próprio conceito de pulsão não foram menos dramáticos. É amplamente conhecida a celeuma em torno da tradução de Trieb por instinto. Todos nós nos acostumamos a esse estranho exercício de leitura que exige do leitor a substituição mental de “instinto” por “pulsão”. Como se uma escolha terminológica fosse anódina ou indiferente. No presente volume, apresentamos ao leitor brasileiro, pela primeira vez, uma edição bilíngue deste importante texto, acrescida de notas de tradução e de três ensaios complementares.

A coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud não pretende apenas oferecer uma nova tradução, direta do alemão e atenta ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira. Ela pretende ainda oferecer uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.

Vamos sortear 2 exemplares de “Sobre a concepção das afasias – Um estudo crítico” e 2 exemplares de “As pulsões e seus destinos“, novos volumes da coleção “Obras incompletas de Sigmund Freud”.

Para participar, basta responder: “É comum ouvirmos a sentença “Freud explica” quando alguém deseja explanar sobre algo fora do padrão. Qual a importância de estudar a obra do Pai da Psicanálise no século 21?” Use no máximo 5 linhas.

Por gentileza informe seu e-mail de contato se usar o Facebook.

O resultado será divulgado dia 18/3 às 17h30 neste post.

Boa sorte! 🙂

***

Parabéns aos ganhadores: 

Guilherme VicenteSabrina Barros Ximenes (Sobre a concepção das afasias – Um estudo crítico)

Tiago DareBianca Ferreira (As pulsões e seus destinos)

Por gentileza enviar seus dados completos para livrosepessoas@gmail.com em até 48 horas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments