Biblioteca da Estônia reúne crianças e animais para sessões de leitura

Biblioteca da Estônia reúne crianças e animais para sessões de leitura

Cachorros são ouvintes tranquilos e não fazem críticas, dizem idealizadores de projeto

Publicado no UAI

Em uma biblioteca da Estônia (país báltico próximo à Finlândia, no norte da Europa), as crianças leem em voz alta para os cachorros, uma ideia que incentiva a leitura e fortalece sua confiança em si mesmas. “Para as crianças que têm problemas com a leitura ou que não têm confiança em si mesmas, não há terapia melhor que praticar a leitura em voz alta para um cachorro”, explica Ewa Roots, responsável por este projeto educacional.

Tentel, o galgo afegão, Elli, o golden retriever, e Leero, o terra-nova, levantam as orelhas e olham fixamente para as crianças que leem para eles nesta biblioteca da cidade de Tartu (leste) durante uma destas sessões mensais. “Os cachorros são ouvintes tranquilos e, diferentemente de outras crianças ou dos adultos, nunca farão críticas quando uma criança cometer erros na leitura”, declarou Ewa Roots.

“As sessões de leitura com os cachorros ajudam as crianças a ter mais confiança em si mesmas e a se expressar mais livremente”, acrescentou. Este projeto educacional inovador, lançado em fevereiro, é gratuito e está aberto a todas as crianças que quiserem participar.

Muitas têm entre cinco e seis anos, mas também há crianças de dez. Os organizadores deste projeto as encorajam a participar de oito a dez sessões de leitura de meia hora com seus novos amigos de quatro patas.

20140228115619654190u

20140228115620964603u

20140228115621614460e

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments