Lista da Times Higher Education é feita a partir da opinião de acadêmicos. Única instituição brasileira na lista, a USP aparece na faixa 81º-90º lugar.

Publicado por G1

A Universidade de São Paulo (USP) caiu 20 posições, mas segue entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quarta-feira (5) pela instituição londrina Times Higher Education (THE).

O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 10,5 mil professores convidados de 150 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 81º e o 90º lugar. No ano passado, a USP estava na faixa de 61º ao 70º lugar.

A lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos.

1

O diretor da THE, Phil Baty, considera que a queda de posição da USP no ranking serve de alerta para a universidade brasileira. “A reputação acadêmica é muito importante para atrair talentos internacionais e obter colaborações de pesquisa globais”, avalia.

“No entanto, a reputação de São Paulo diminuiu este ano e certamente deve haver a preocupação de que, sem uma ação significativa, pode entrar em uma tendência para baixo. Parece ser o caso de que a sua comprovada excelência em áreas-chave, simplesmente não é reconhecida em importantes partes do mundo. Na Ásia, por exemplo, onde há muito investimento no ensino superior, a USP parece não ser conhecida. A verdadeira internacionalização poderia ajudar a instituição a realizar o seu potencial.”

Entre as dez primeiras colocadas estão oito universidades dos Estados Unidos e duas do Reino Unido. A Universidade Harvard segue em primeiro lugar com a maior reputação acadêmica, segundo o ranking. Em seguia está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido pela Universidade Stanford, ambos dos Estados Unidos. Na quarta e quinta posições aparecem duas instituições britânicas, Cambridge e Oxford. Depois são mais cinco americanas: Berkeley, Princeton, Yale, Caltech e UCLA.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments