Especialista dá dicas sobre como tornar o momento ainda mais agradável

Publicado no R7

 Ler promove o equilíbrio entre o corpo e a mente Getty Images

Ler promove o equilíbrio entre o corpo e a mente Getty Images

Bom dia! Antes de já ficar estressado porque vai precisar enfrentar horas no congestionamento para chegar ao trabalho, a dica de hoje é levar um livro para ler no ônibus, metrô ou trem. Ler é uma atividade extremamente necessária para o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Na velocidade atual dos acontecimentos da vida em sociedade, a leitura configura como um instante de relaxamento e conhecimento. Porém, é necessária uma posição adequada e confortável durante a prática, que não acarrete lesões na coluna vertebral.

A primeira orientação do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), é sentar-se em uma cadeira confortável, na qual a coluna fique toda apoiada.

— Se a pessoa estiver em casa e houver necessidade, pode colocar um travesseiro entre o encosto da cadeira para o suporte total das costas.

Outra dica é deixar os ombros relaxados e optar por ambientes claros, já que a falta de luz adequada prejudica os olhos.

— Caso seja possível, utilize um suporte para o livro com inclinação de 40 graus. É ideal para evitar dores no pescoço. Na falta do equipamento, procure fazer exercícios inclinando a cabeça para cima e para baixo, de um lado e para o outro, contudo, sem forçar.

O fisioterapeuta também orienta fazer intervalos de 10 a 15 minutos a cada duas horas de leitura, movimentando os braços e, principalmente, as pernas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments