O escritor mexicano Juan Villoro, um dos convidados da Flip 2014 (Crédito: Quim Llenas/Getty Images)

O escritor mexicano Juan Villoro, um dos convidados da Flip 2014 (Crédito: Quim Llenas/Getty Images)

Publicado na Veja

A organização da Festa Literária de Paraty divulgou os primeiros convidados da edição de 2014 do evento, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto e tem como homenageado o escritor Millôr Fernandes, morto em 2012. Na primeira leva de confirmados, a organização Casa Azul, responsável pela Flip, destacou a presença dos escritores latino-americanos Jorge Edwards, Juan Villoro, Graciela Mochkofsky e Daniel Alarcón.

 

O chileno Jorge Edwards traz as experiências compartilhadas com autores como Julio Cortázar, Mario Vargas Llosa e Octavio Paz para a Festa. Nascido em 1931 e com ampla obra que inclui mais de vinte títulos, Edwards é praticamente inédito no Brasil, tendo apenas três livros publicados no país, entre eles A Origem do Mundo, pela editora Cosac Naify, em 2013.

 

O consagrado escritor mexicano Juan Villoro lança durante a Flip o romance Arrecife, pela Companhia das Letras, em que retrata o México atual, dividido entre as belas paisagens e a guerra do narcotráfico. Nascido em 1956, Villoro tem mais de trinta livros publicados em gêneros tão diversos como romance, ensaio e teatro.

 

A argentina Graciela Mochkofsky, nascida em 1969, na cidade de Neuquén, na Patagônia, é considerada um dos grandes talentos do jornalismo atual no país. Com obra ainda inédita em português, ela se especializou na cobertura de política e relações entre mídia e poder. No livro-reportagem Pecado Original, por exemplo, ela trata da disputa entre o casal Néstor e Cristina e o jornal Clarín.

 

O também jornalista Daniel Alarcón, nascido em Lima, no Peru, em 1977, viveu a maior parte de sua vida nos Estados Unidos. O escritor, que estreou na ficção em 2005, é figura constante em listas de melhores autores contemporâneos, como as das revistas Granta e The New Yorker. No Brasil, Alarcón tem publicado o romance Rádio Cidade Perdida (Rocco). Durante a Flip 2014, ele lança seu trabalho mais recente, À Noite Andamos em Círculos, pela Alfaguara.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments