Crédito: Shutterstock.com     Para consolidar aquilo que você estudou, crie um mapa mental

Crédito: Shutterstock.com
Para consolidar aquilo que você estudou, crie um mapa mental

Quer tirar notas mais altas? Conheça dicas importantes para estudantes que querer melhorar o seu desempenho e obter resultados melhores

Publicado no Universia Brasil

O desejo de todo estudante empenhado é conseguir notas boas em seus trabalhos e provas. Porém, algumas vezes, só estudar não basta, já que existem estratégias para aproveitar melhor os estudos. Confira dicas importantes para quem quer melhorar o desempenho acadêmico e ser um aluno de sucesso:

1 – Faça anotações

Uma das maneiras mais eficazes de aprender o conteúdo e ir bem em provas é anotando as coisas importantes da aula. Escreva as dicas e explicações dos professores nas bordas dos livros e apostilas e isso irá ajudá-lo bastante no momento do estudo.

2 – Caneta marca texto

Se você deseja lembrar termos e nomes importantes, a caneta marca texto é a sua amiga. Tenha sempre uma em mãos na hora de ler livros e apostilas importantes para a prova.

3 – Mapa mental

Para consolidar aquilo que você estudou, crie um mapa mental. No meio de uma folha, escreva o conceito principal do conteúdo e, a partir disso, vá criando ramificações. Essa estratégia é muito eficaz principalmente em alunos que possuem memória visual.

4 – Cartões de estudo

Os flashcards, também conhecidos como cartões de estudo, são ótimos para alunos que precisam estudar um conteúdo muito grande em pouco tempo. Você escreve uma pergunta em um lado do cartão e, do outro lado, a resposta.

5 – Associações

Crie associações entre os termos e conceitos de uma matéria com coisas que você tem ao seu redor ou palavras comuns. Por exemplo: o triângulo isósceles é aquele que possui dois lados iguais. Pense que “iso” lembra isolado, como o único lado do triângulo que possui outra medida.

6 – Músicas

Principalmente nos cursinhos, existem várias músicas criadas por professores para ajudar na memorização de um conceito ou regra. Por exemplo: “Planária, você não me engana, você excreta pela célula flama”.

7 – Desenho

Crie desenhos sobre as teorias que você estuda. Além de interpretar o que está escrito, fica mais fácil memorizar essa informação.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments