reta-final-dos-vestibulares

Com a proximidade das provas dos mais diversos vestibulares, é muito importante estar preparado e saber o que priorizar. Confira as nossas recomendações

Publicado no Universia Brasil

Temidas, porém aguardadas, as primeiras etapas e provas dos grandes vestibulares estão chegando e, na reta final, a preocupação e o medo devem ser substituídas por preparo e, principalmente, organização.

A primeira fase da Vunesp, vestibular para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), acontece dia 15 de novembro; a Unicamp, tem sua primeira fase no dia 19 de novembro; a Fuvest, prova que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), acontece já no dia 26 de novembro.

Já o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terá provas realizadas em dois domingos: 5 e 12 de novembro.

Diante dessa proximidade, reunimos aqui algumas dicas fundamentais para não perder a cabeça com a chegada do vestibulares – pelo contrário, a ideia é ficar ainda mais focado na busca pela faculdade dos seus sonhos.

Dicas para estudar na reta final do vestibular

Se até agora, passados tantos meses do ano, você ainda não conseguiu decorar todo o imenso conteúdo que é exigido nos vestibulares, tenha certeza que nesses poucos dias restantes, isso também não será possível.

Professores de cursinhos sempre ressaltam que todo o foco deve ser mantido na compreensão dos temas. A assimilação desses conteúdos de uma forma que não seja no chamado “decoreba” tende a ser mais sólida e perene na mente do estudante.

A essa altura do campeonato, é muito importante se preocupar com o tempo. Os principais vestibulares investem em questões demoradas, que exigem longo raciocínio e, principalmente, escondem detalhes que podem causar confusão em sua cabeça – as chamadas “pegadinhas”.

Para ter o controle de seu desempenho, utilize um relógio ou a função cronômetro de seu smartphone. É claro que você não poderá utilizá-los na prova, mas consiste em um exercício bastante eficiente para “turbinar” seus estudos finais.


Entre o noticiário e os livros

É fundamental manter sua leitura em dia, operando em força total: na hora da prova será preciso ler os enunciados com muita atenção.

Além disso: a leitura das obras literárias, as famosas “listas de livros que caem no vestibular”, também devem estar em andamento – se não for possível na íntegra (o que é recomendado), ao menos os resumos.

Essa prática também será fundamental no quesito Atualidades. É necessário estar plenamente informado e consciente de tudo o que anda ocorrendo no Brasil e no mundo, pois, tenha certeza, as questões vão exigir isso do candidato.

Por fim, a leitura vai servir como ferramenta importante na hora de redigir, ler e reler a Redação – parte relevante dos processos seletivos.

Mantenha a calma para o vestibular

Nunca é demais reforçar: o desespero e a ansiedade são inimigos da concentração na hora da prova.

Tente relaxar e organizar suas tarefas. Não perca noites de sono para tentar correr atrás do conteúdo que não foi estudado. Agora é hora de ter bom descanso, se alimentar de maneira adequada e explorar seus pontos fortes, aqueles conteúdos que vão te garantir bons resultados.

Boa prova!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments