Fernanda Montenegro e Jocy de Oliveira: leitoras de Hilda Hilst – Divulgação / Agência O GLOBO

 

Atriz e compositora farão juntas tributo a Hilda Hilst, autora homenageada da festa em 2018 

Publicado em O Globo

RIO — A Festa Literária Internacional de Paraty vai reunir grandes mulheres na abertura de sua 16ª edição. O evento começa no dia 25 de julho em uma mesa-espetáculo com a atriz Fernanda Montenegro, um dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira desde a década de 1950, e a compositora Jocy de Oliveira, pioneira na criação de uma obra multimídia que envolve música, teatro, instalações, textos e vídeo. Elas farão um tributo a Hilda Hilst, escritora homenageada deste ano. As duas também devem lançar livros em Paraty. A atriz apresenta a fotobiografia “Fernanda Montenegro itinerário fotobiográfico” (Edições do Sesc), enquanto a compositora terá sua trajetória comentada por autores e especialistas em “Leiture de Jocy” (Sesi-SP Editora). O anúncio programação completa da festa, com todas as atrações nacionais e internacionais, deve acontecer no final de maio.

— A escolha das duas, autoras da geração de Hilda e que continuam a produzir com imensa vitalidade, é também um modo de homenageá-las — diz Joselia Aguiar, curadora da Flip.

Além de serem leitoras de Hilda, Fernanda e Jocy vêm realizando coisas juntas há mais de meio século. Colaboraram na encenação dos espetáculos “Apague meu spotlight”, de 1961, e “As Malibrans”, ópera multimídia estreada quase quarenta anos depois.

— São duas artistas que dominam a arte do palco — diz Joselia. — A Jocy se voltou para a realização de óperas multimídia e hoje a Hilda tem no teatro um grande campo para sua obra, muitas montagens sendo realizadas.

Além de lançar “Fernanda Montenegro itinerário fotobiográfico”, com uma seleção de fotos inéditas do seu acervo, a atriz prepara o seu aguardado livro de memórias. Previsto ainda para este ano, “Meus Papeis” (Companhia das Letras) narra a sua trajetória pelo teatro, cinema e TV. Já “Leituras de Jocy” reúne uma amostra abrangente do estado atual da pesquisa que focaliza a obra da compositora.

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments