A ligação entre TV e livro está cada vez mais próxima, com grandes sucessos e novidades

Priscila Harumi, na Capricho

Depois do sucesso absoluto de The Handmaid’s Tale, Big Little Lies e 13 Reasons Why, as emissoras de TV estão apostando cada vez mais em adaptar livros de sucesso. Recentemente, tivemos algumas novidades vindas desse modelo.

Reese Whiterspoon (que é produtora de Big Little Lies e atua também na série) anunciou que irá produzir e estrelar a adaptação do livro Little Fires Everywhere, ao lado de ninguém menos do que Kerry Washington, que terminou seu trabalho em Scandal.

Além da Shay Mitchell, a eterna Emily de PLL, anunciou que vai voltar para a TV, em uma série listada abaixo, ao lado de Penn Badgley, o Dan de Gossip Girl.

O mundo da TV proporciona um espaço maior para contar a história do que o filme. Além disso, tem também a liberdade criativa de seguir mesmo quando não tem mais história no livro – vide os três sucessos que mencionei que irão continuar apesar de já terem contado a história inteira do livro. Eu acredito que é um risco enorme continuar além do livro (olha o que está acontecendo com a história, não a audiência, de Game of Thrones). Porém, uma vez que as emissoras sentem a glória e sucesso de uma adaptação de livro, dificilmente partem para outra sem espremer o máximo daquele universo.

Em todo caso, fico muito feliz de ver mais adaptações de livros para a TV. Por isso, decidi reunir alguns dos livros que irão ou já estão virando série de TV nesse ano e que acho que você vai gostar também:

1) You / Você, de Caroline Kepnes

(Freeform/Divulgação)

Como mencionei, esse é o livro que convenceu Shay Mitchell a voltar para a TV depois do final de Pretty Little Liars. Mas ela não volta sozinha, com Penn Badgley, o Dan de Gossip Girl, também no elenco. O livro é uma das coisas mais estranhas que foram lançadas recentemente. Ele é contado em segunda pessoa, quando um gerente de uma livraria chamado Joe começa a stalkear obessivamente uma cliente que ele conheceu. As coisas ficam cada vez mais intensas enquanto ele vai tentando se aproximar dela. Vibes de PLL e GG nos anos iniciais, hein?

2) O Tempo Entre Costuras, de María Dueñas

(Netflix/Divulgação)

Estava namorando começar esse livro recentemente e de repente abro a Netflix e lá está a adaptação dele para a TV. O livro acontece em quatros etapas, que são as reviravoltas na vida de Sira Quiroga, em que o drama entrelaça a história da protagonista com quatro personagens históricos. É um thriller que conta momentos históricos (eu amo séries que falam de História) e que tem muito romance também.

3) Sharp Objects / Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

(HBO/Divulgação)

Ok, quem não ficou perplexa com Garota Exemplar? A mesma mente que criou aqueles personagens fascinantes também está ajudando a adaptar outro sucesso literário dela para a TV. No Brasil, o livro tem o nome de Objetos Cortantes, da editora Intrínseca. Na TV, chega pela HBO com Amy Adams no elenco e não sei se a emissora irá traduzir o título (Big Little Lies/Pequenas Grandes Mentiras não foi traduzido). Serão 8 episódios que prometem tirar nosso fôlego, mostrando uma repórter que volta para a cidade natal para explorar uma história de um duplo homícidio, enquanto lida com seus próprios problemas psicológicos.

4) Throne of Glass / O Trono de Vidro, de Sarah J. Maas

(Galera Record/Divulgação)

Essa série me lembrou muito os livros YA (young adults) da Kiera Cass, de A Seleção, mas a associação mesmo é com a Khaleesi de Game of Thrones. A autora tinha apenas 16 anos quando escreveu o primeiro dessa série de livros, que agora vai ser adaptado para a TV, quinze anos depois. A série ganhou o nome de Queen of Shadows e será exibida pelo Hulu. Ela irá contar a história de Celaena Sardothien, uma assassina profissional, com um passado misterioso.

5) Who Fears Death, de Nnedi Okorafor

(Penguim/Divulgação)

Em vez de estar trabalhando no final de Game of Thrones, George R. R. Martin está produzindo outra adaptação de livros para a TV. Dessa vez, não será um livro dele, mas vai também ser exibida pela HBO. A trama se passa na África, em uma era pós-apocalíptica e terá uma protagonista feminina. Ela é uma garota que nasce nesse mundo decaído, depois que sua mãe é estuprada e descobre que tem poderes especiais, o que a torna alvo de um poder malígno.

6) Good Omens, de Neil Gaiman e Terry Pratchett

(BBC/Divulgação)

Eu amei American Goods, a série adaptada do livro de Neil Gaiman para a Amazon. Esse novo livro que será adaptado para a TV, foi escrito junto com Pratchett, no ínicio dos anos 1990 e terá Michael Sheen e David Tennant no elenco. Eles serão um anjo e um demônio que decidem viver na Terra e salvar humanos dos Últimos Tempos. O próprio Neil está escrevendo essa adaptação.

7) Vulgar Favor, de Maureen Orth

(FX/Divulgação)

Esse livro está sendo uma das adaptação mais intensas da TV e não me espantaria levar vários Emmys no fim do ano. Na TV, virou The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story. Outro super gol de Ryan Murphy, que já tinha arrasado com o primeiro ACS que mostrou o julgamento de O.J. Simpson. Essa história do assassinato de Versace é hipnotizante, intensa e tem uma crítica poderosa. Será que veremos Darren Criss levar muitos prêmios?

8) Sweetbitter / Tintos e Tantos, Stephanie Danler

(Globo Livros/Divulgação)

A Starz tem apostado mais no público feminino depois do sucesso arrasador de Outlander. Esse livro é um bestseller que conta a história de Tess, uma garota de 22 anos que vai viver em Nova York e começa a trabalhar em um badalado restaurante na cidade, em que descobre um mundo cheio de fofocas e babados.

9) McMafia, de Misha Glenny

(BBC/Divulgação)

Essa é uma história sobre o crime organizado, de “atiradores na Ucrânia a lavagem de dinheiro em Dubai, passando por cartéis de drogas no Canadá a cyber criminosos no Brasil”! A série mostra Alex Godman, um homem que passa a vida tentando fugir da ligação da sua família com o crime organizado e acaba sendo sugado por esse universo. A série já está em exibição na Amazon Prime Video, apesar de ser uma produção da BBC.

10) The Patrick Melrose Novels, de Edward St. Aubyn

(Showtime/Divulgação)

Olha só quem está de volta na TV! Benedict Cumberbatch vai estrelar uma nova série de livros premiadas, como o protagonista Patrick Melrose. Será uma série em 5 partes, em que cada episódio será baseado em um livro diferente, desde os anos 60 no sul da França aos anos 80 em Nova York, passando pelo começo dos anos 2000 na Inglaterra. A série está sendo adaptada pelo escritor David Nicholls, que é o autor de One Day/Um Dia, aquele livro que foi adaptado para o cinema com Anne Hathaway de arrancar o coração.

11) The Little Drummer Girl, de John le Carré

(HBO/Divulgação)

Essa série só me chamou a atenção porque é do mesmo autor de The Night Manager, que na Globo passou como O Gerente da Noite. A série terá Florence Pugh e Alexander Skarsgard (que levou os prêmios tudo por Big Little Lies) no elenco. Ela se passa nos anos 1970 na Grécia, mostrando Charlie, uma menina que começa uma amizade com um estranho que conhece durante as férias. Esse estranho (Skarsgard) se chama Becker, um militar israelense que a envolve em uma trama que não é puramente romântica, como ela imagina no começo.

12) Outlander, de Diana Gabaldon

(Starz/Divulgação)

SIM! Eu sei que Outlander já está bem avançada e não é nenhuma novidade. Mas eu não ia perder a chance de vir falar dela para vocês mais uma vez! Eu comecei a ler os livros a partir do terceiro, porque a 3a temporada demorou uma vida para estrear. Eu estou ansiosíssima para assistir Claire e Jamie nos EUA, durante os anos iniciais da guerra pela independência contra a Inglaterra. Urgh, só espero que não demorem muito para anunciarem a data de início da 4a temporada!

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments