Katy Cowan, no Creative Boom

Houve uma época em que as pinturas de ponta estavam na moda – isto é, ilustrações intrincadas em torno das páginas fechadas de um livro. Embora a folha de ouro ou de prata fosse sempre uma escolha popular, alguns títulos foram um passo além e incluíram pinturas inteiras de paisagens ou retratos.

Curiosamente, algumas pinturas de vanguarda eram tão secretas que você só podia descobri-las quando o livro se abria em uma determinada direção. E se o livro fosse fechado normalmente, as bordas da página ficariam em branco. Às vezes, essas ilustrações secretas poderiam ser duplicadas – revelando duas obras de arte diferentes em inclinações diferentes.

A Biblioteca Earl Gregg Swem possui a coleção Ralph H. Wark, com 700 unidades, a maior coleção de livros pintados na América. Jay Gaidmore, diretor de Coleções Especiais da Biblioteca, disse: “Às vezes, as pinturas de ponta correspondem ao assunto do livro, e às vezes não. Cenas típicas incluem Oxford e Cambridge, o rio Tâmisa, a Abadia de Westminster, a vila inglesa e rural, Edimburgo, autores, navios e figuras clássicas … A maioria dos livros são do inglês do século XIX, mas há algumas cenas americanas. “

Então, quando começaram as pinturas de ponta? Elas podem ser encontradas em livros que datam do século 11, com versões mais elaboradas que aparecem em torno do século 17, quando os artistas tentaram ultrapassar as fronteiras do que era possível.

“Pinturas de ponta atingiram o pico no final do século 18 e início do século 19 na Inglaterra”, acrescentou Gaidmore. “Edwards de Halifax, parte da família Yorkshire de encadernadores e livreiros, foi considerado responsável pelo estabelecimento do costume”.

Via Atlas Obscura | Imagem principal cortesia da Biblioteca Swem

Uma pintura bidirecional de duas faces do Livro do Tamisa (1859), inclinada para um lado | Foto cedida pela The Swem Library

 

Inclinada para o outro lado aparece outra pintura | Foto cedida pela The Swem Library

 

A capital americana pintada na borda de Poemas americanos (1870) | Foto cedida pela The Swem Library

 

Henry Longfellow das obras poéticas completas de Henry Wadsworth Longfellow | Foto cedida pela The Swem Library

 

Uma cena de circo de Ensaios, Poemas e Peças (1820) | Foto cedida pela The Swem Library

 

Uma pequena cena de fazenda (1827) | Foto cedida pela The Swem Library

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments