Karol Gomes, no Meio Norte

Os livros que podem transformar são aqueles que você lê e relê. Os livros que fazem você pensar. Os livros em que você destaca citações favoritas e sobre os quais você reflete extensivamente. Há um enorme valor em ler devagar. E também há outras formas de absorver o melhor conteúdo deles. Confira algumas dicas de como fazer isso:

1. Escreva suas 10 ideias favoritas sobre o livro

Uma forma muito boa de resumir um livro é escrever suas ideias favoritas sobre ele. Dessa forma, você poderá aproveitar o conteúdo escrevendo um artigo sobre o assunto, realizando uma palestra ou em qualquer outro empreendimento criativo.

2. Faça uma lista com suas citações favoritas

Quem tem um Kindle pode aproveitar o recurso nativo do aparelho que reúne todas citações em um só lugar – basta apenas continuar destacando suas passagens como sempre. Mas você pode fazer isso manualmente, seja copiando e colando as passagens ou reescrevendo-as – só não deixe de lê-las novamente. Além disso, sempre que você estiver procurando alguma inspiração, pesquise suas citações. Você ficará surpreso com quantas pepitas de sabedoria estão te esperando por lá.

3. Recorte o livro em cinco frases

Resuma o que você leu em apenas um parágrafo. Dessa forma, será possível se lembrar do conteúdo rapidamente.

4. Implemente uma ideia do livro hoje

A melhor forma de aproveitar o conteúdo de um livro é colocá-lo em prática. Você vai encontrar resistência interna e também terá que se esforçar para realizar algumas tarefas. Mas vai valer totalmente a pena. Caso você leia um livro esperando fazer o que ele sugere apenas um dia, não terá qualquer benefício. As ideias mais transformadoras são aquelas que você experimenta.

5. Recomende um livro a algué, explicando uma boa ideia dele

Aproveite seu resumo com as 10 ideias favoritas sobre o livro ou sua lista com as citações favoritas (itens 1 e 2 desta lista) e envie-os a um familiar, colega ou amigo. Dessa forma, você vai adicionar valor à vida da pessoa e uma boa recomendação de um livro.

Fonte: Mega Curiosos

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments