Cesar Gaglioni, no Jovem Nerd

A editora Nova Fronteira anunciou um box que relançará três clássicos da aventura no Brasil: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe; Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson; e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.

Robinson Crusoé conta a história de um náufrago que passou 28 anos em uma ilha deserta. Lá, ele conhece Sexta-Feira, um nativo a qual acaba se afeiçoando. O livro se tornou tão importante e icônico que criou um gênero completo, denominado academicamente de Robinsonade. Exemplos de obras que se encaixam nesse formato são Náufrago, com Tom Hanks; Perdido em Marte; e Perdidos no Espaço (qual o sobrenome da família protagonista? Isso mesmo, Robinson).

As Viagens de Gulliver gira em torno do cirurgião Lemuel Gulliver, que roda o mundo em busca de países e culturas exóticas (e acaba encontrando, claro!). A trama de Ilha do Tesouro acompanha a busca por um antigo tesouro que está enterrado numa ilha (você não esperava por essa, né?) — o livro se tornou um clássico imediato. Uma curiosidade interessante é que foi nele que surgiu o conceito de um mapa do tesouro que possui um grande X vermelho na localização do baú. O romance também ajudou a popularizar a imagem do pirata com tapa-olho, perna de pau e um papagaio no ombro.

O box chega às lojas ainda em abril.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments