Walcyr Carrasco conversou com público em duas palestras no Flipoços em MG (Foto: Tiago Ivan da Silva)

 

Dramaturgo falou sobre suas obras destinadas ao público infantil, além do sucesso de “Verdades Secretas”.

Publicado no G1

O público do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, acompanhou duas palestras do dramaturgo e jornalista Walcyr Carrasco, nesta sexta-feira (4). Com o auditório lotado em ambas as sessões, o autor da novela “O Outro Lado do Paraíso” falou sobre a influência da leitura na profissão e destacou algumas de suas principais obras.

No período da tarde, a palestra foi acompanhada por mais de 400 alunos das escolas do Sul de Minas, que ouviram sobre a força da literatura na carreira. “Tudo o que conquistei foi porque gostava de ler. Eu só consegui ser reconhecido porque sempre li muito. Me apaixonei pelos livros quando li as primeiras obras de Monteiro Lobato, numa cidade menor do que Poços de Caldas. A leitura me abriu as janelas para o mundo”.

O escritor ainda destacou que a leitura é um hábito: “Aprendemos a gostar de algo quando temos uma meta, quando é importante para nós. Às vezes parece difícil, mas quando nos acostumamos a leitura flui facilmente”.

Walcyr Carrasco começou a escrever por volta de 12 anos e teve o primeiro livro publicado aos 28 anos de idade. Agora, no Flipoços, lançou três livros infantis – “Mordidas que podem ser beijos”, “Lais, a fofinha” e “O menino narigudo”.

À noite, na palestra “As verdades secretas de Walcyr Carrasco”, o autor falou para o público adulto sobre a obra que ganhou o prêmio Emmy Internacional, de melhor telenovela.

Mas o destaque foi para sua novela atual, que terá o último capítulo exibido no próximo dia 11. Em “O Outro Lado do Paraíso”, Walcyr contou sobre a inspiração em clássicos da literatura, como “O Conde de Monte Cristo”.

“Li este livro umas três ou quatro vezes e a protagonista Clara é inspirada no personagem principal, um homem. Desta vez, eu preferi trazer as características para uma personagem feminina”.

O autor ainda destacou alguns atores do atual trabalho que se encerra na próxima semana, como Sérgio Guizé, Bianca Bin, Marieta Severo e Fernanda Montenegro. Sem detalhes sobre o último capítulo, Walcyr Carrasco disse que ainda não sabe sobre a próxima obra e que pretende descansar antes de um novo trabalho.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments