Edilson Candido Rezende, no Cabana do Leitor

A literatura é fundamental para inspirar, trazer conhecimento e fortalecer a mente. Através dos livros nascem grandes ideias e novas mentalidades são criadas. Com uma vasta gama de obras digitais e físicas, não faltam opções para tornar os livros um aliado poderoso na sua caminhada ao sucesso.

É difícil chegar a um consenso nesse assunto, mas há alguns que são muito bem-conceituadas e elogiados pela crítica. Eles são indispensáveis em indicações para a categoria de inspiração ao sucesso.

O Sucesso Não Ocorre Por Acaso

Há alguns autores que descartam o elemento sorte e um deles é Lair Ribeiro. Nessa obra, ele conta como não há segredo para atingir os seus objetivos viáveis — muito depende da determinação e garra.

No livro, Ribeiro também detalha que o trabalho e a inteligência na hora de perceber as necessidades do mercado são pilares do bom negócio. Uma obra relativamente pequena e bastante acessível (cerca de R$ 15 na maioria das lojas online).

A obra já é antiga, tem mais de 20 anos que foi lançada e inspirou alguns empreendedores famosos. Entre eles está Alberto Saraiva, criador da rede de fast food Habib’s. “Esse livro marcou tanto a minha vida que trouxe o Lair para falar para os meus funcionários na primeira oportunidade que tive”, conta Saraiva.

Switch — Como Mudar Quando A Mudança É Difícil

Não é fácil domar a mente e prepara-la para o esforço necessário para chegar ao topo da sua profissão. Para tentar resolver esse problema, o Switch é um livro fundamental escrito por Chip Heath que mostra — através de metáforas — como programar o seu cérebro e o corpo para a caminhada ao sucesso.

Esse livro é um best seller mundial. Traduzido em várias línguas, a obra de Heath inspira várias personalidades famosas. Uma delas é o jovem alemão Fedor Holz. Famoso competidor de poker, grande campeão e entre os melhores do mundo, ele cita o livro Switch como o mais impactante que ele já leu.

Switch é uma obra realmente marcante e fácil de ser compreendida. O autor é muito feliz ao utilizar várias metáforas para expor todas suas ideias e métodos — como a do elefante e o domador para representar o corpo e a mente, respectivamente.

Por Que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não

Muitos aspectos da mente são similares aos músculos do corpo. Elas precisam ser motivadas, trabalhadas e praticadas ao máximo para chegarem ao melhor nível. É isso que a autora Carol Dweck exemplifica nessa obra.

Dweck simplifica que o trabalho e as habilidades aperfeiçoadas através de muito suor e determinação são partes fundamentais para qualquer tipo de sucesso.

“Graças ao coaching habilidoso de Dweck, é quase certo que você irá responder essas perguntas difíceis com uma mentalidade de crescimento”, conta o segundo homem mais rico do mundo Bill Gates, que coloca esse livro na lista dos mais relevantes que ele já leu.

Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados

É comum traçar metas e não cumpri-las. Seja na dieta, no trabalho ou na escola, a diferença entre prometer e fazer é bem grande. Para tal, esse livro é fundamental e mostra como preencher essa lacuna para atingir resultados satisfatórios.

O nome já mostra o foco da obra. Os autores Ram Charan e Lawrence Bossidy exemplificam como a disciplina é fundamental no sucesso e explica isso com exemplos fáceis e interessantes.

“Esse livro me ajudou a compreender que muitas empresas quebram por falta de execução e não de planejamento”, disse Max Campos, CEO do HotelQuando.

Reinvente Sua Empresa: Mude Sua Maneira De Trabalhar

O nome sugere um livro totalmente voltado para o ambiente empresarial, mas há várias lições que podem ser tiradas para a rotina pessoal. Uma delas é não ficar na zona de conforto. Os autores Jason Fried e David Heinemeier Hansson explicam como não se acomodar é fundamental para chegar ao topo. Eles também enfatizam que o processo de tentativa e erro faz parte da caminhada até os objetivos traçados.

No lado empresarial, o livro mostra como as empresas (independente do segmento) precisam sempre procurar maneiras de melhorar e atingir novos resultados. “Além de ser um belo guia de como a empresa precisa evoluir e não nascer pronta”, afirma Rodrigo Dantas, CEO da Vindi.

A Arte De Pensar Claramente

Já pensou como a mente pode ser um inimigo na hora de tomar decisões? Rolf Dobelli escreveu um livro que tem isso como um dos princípios. Feito a partir da crise financeira de 2008, Dobelli percebeu a série de erros cometidos pela sociedade que resultaram no colapso do sistema. Com isso, ele estendeu aquele exemplo para o cotidiano e exemplifica como erros que parecem comuns podem se transformar em bola de neve.

Além de ser um livro aclamado, se trata de uma obra que serve para pessoas com diferentes propósitos. Empresários, estudantes, dona de casa, seja o que for, essa obra ajuda o leitor a pensar de maneira lúcida e a desviar das armadilhas da mente.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments