Obra será lançada pela HarperCollins

Fabio de Souza Gomes, no Omelete

A HarperCollins Brasil lança este mês no país o livro Beren e Lúthien, obra de J.R.R. Tolkien inédita em português. A primeira versão da história foi escrita em 1916 e, posteriormente, as várias versões foram editadas por seu filho, Christopher Tolkien. O conto é considerado uma das mais importantes narrativas do universo tolkeniano, pois é um elemento fundamental na evolução de O Silmarillion, os mitos e as lendas da Primeira Era do Mundo. Confira:

O romance conta a história de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma elfa imortal. O pai dela, um grande senhor élfico, não aprova o relacionamento e, para permitir a união do jovem com sua filha, impõe um desafio impossível a Beren: ele deverá roubar uma Silmaril, uma preciosa joia, que está em posse de dum poderoso ser maligno.

A história do casal é uma das preferidas do próprio autor, que se inspirou em fatos de sua vida na composição do conto. Aos 16 anos, Tolkien se apaixonou por Edith, que mais tarde viria a ser sua esposa. Mas assim como o pai de Lúthien, o tutor de Tolkien não aprovava a relação, de modo que o casal só pôde se casar 5 anos depois, quando ele completou 21 anos e atingiu a maioridade. Após a morte de Edith, Tolkien pediu que fosse inscrito o nome “Lúthien” no túmulo da esposa. E após sua morte, o nome “Beren” também foi gravado em seu túmulo.

Considerado um dos três Grandes Contos dos Dias Antigos, Beren e Lúthien compõe a trilogia sobre o surgimento do universo de Tolkien, que também inclui Os Filhos de Húrin e A Queda de Gondolin.

As publicações fazem parte do “Projeto Tolkien”, idealizado pela HarperCollins Brasil, que adquiriu os direitos de toda a obra do autor. Todos os títulos serão relançados pela editora com nova tradução

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments