"Madame Bovary c’est moi" (G. Flaubert)

“Desejava um filho; ele seria forte e moreno e se chamaria Georges; e a idéia de ter um filho homem era como a esperança de compensação de todas as suas impotências passadas. Um homem pelo menos é livre; pode percorrer as paixões e os países, atravessar os obstáculos, agarrar a mais longínqua felicidade. Mas uma mulher é  continuamente impedida. Inerte e flexível, ao mesmo tempo, tem contra si a languidez da carne com as dependências da lei. Sua vontade, como o véu de seu chapéu preso por uma fita, palpita ao sabor de todos os ventos, há sempre um desejo que arrasta, alguma conveniência que retém.”

Gustave Flaubert, Madame Bovary

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

2 thoughts on “"Madame Bovary c’est moi" (G. Flaubert)

  • 8 de maio de 2010 em 8:46
    Permalink

    Adorei o título de seu blog e acredito sinceramente que as palavras, ideias e sentimentos mudam as pessoas. E quantas vezes viajamos com os personagens dos livro, fazendo delas uma ponte para a vida.Preste ao dia das Mães, em quantas nos espelhamos na intenção de fazermos dias melhores.Quem não leu as cartas de Simone de Beauvoir e outras; com a nítida impressão que estavam contando um pedacinho de sua história? Pois bem, é assim que construímos uma história e por ser verdadeira emprestamos aos que fazem delas belas personagens e poesias.Um abraçoNatalícia

    Resposta
  • 8 de maio de 2010 em 10:17
    Permalink

    Essa viagem é ao mesmo tempo deliciosa e perigosa. E pos ser perigosa fica mais deliciosa ainda!(Apenas explicando, eu sou uma mera colaboradora do blog, ok?) ^^De fato chega a ser assustador ler sobre Emma e seu tédio e ver nele o meu próprio. Ela tinha uma ânsia de viver, de experimentar, de se aventurar, de ter uma vida abundante – e eu percebo muito disso em mim também.Achei meio trash nesse trecho o pensamento ultra-machista que vigorava então. E mais trash ainda é perceber o quanto desse pensamento vigora hoje.Xêro!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *