Biblioteca comunitária feita de caixas de cerveja incentiva leitura na Alemanha

Texto publicado originalmente no site uai

Biblioteca aberta foi construída por moradores do bairro com a ajuda de escritório de arquitetura

Um amontoado de caixas de cervejas incentivando a leitura. A ideia é no mínimo esquisita, mas foi adotada em Magdeburg, na Alemanha, e fez o maior sucesso. Indignada com o fechamento de uma biblioteca no bairro, a população da cidade reuniu caixas de cerveja e, com o auxílio do escritório de arquitetura Karo Architekten, montou um prédio moderno que funciona como uma biblioteca comunitária.

Veja mais fotos da biblioteca aberta

Os usuários chamam a ideia de “biblioteca de confiança”, pois a população pode pegar qualquer livro em qualquer hora do dia: não são cobradas multas por atraso e não há limite de empréstimo, mas cada um é incentivado a substituir um empréstimo com uma doação. Não há mesas ou cadeiras, mas a ampla área verde permite uma leitura agradável ali mesmo no chão. Uma equipe de voluntários ajuda a organizar a biblioteca e o governo garante verbas para a manutenção.

Além das caixas de cervejas, o projeto reutiliza a fachada de um antigo armazém – o que deixa o prédio com uma aparência ainda mais interessante. Recentemente, a biblioteca ganhou o prêmio Brit Insurance Design Arquitetura. Além de empréstimo de livros, a biblioteca funciona como um espaço cultural, onde são realizados teatros, leituras públicas, shows e outros eventos.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

2 thoughts on “Biblioteca comunitária feita de caixas de cerveja incentiva leitura na Alemanha

  • 6 de março de 2011 em 21:53
    Permalink

    No pós carnaval de Salvador, poderíamos montar um espaço cultural com capacidade para 1.000 pessoas!!!! Com certeza!

    Resposta
  • 10 de março de 2011 em 9:51
    Permalink

    simplesmente genial a idéia…mostrar que com coisas comuns – as caixas de cerveja – e que fazem parte do dia-a-dia lúdico dos jovens – dos mais velhos também – pode-se criar um ambiente cultural…cfriatividade e bom gosto dos arquitetos….parabéns…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *