Biblioteca comunitária feita de caixas de cerveja incentiva leitura na Alemanha
Texto publicado originalmente no site uai

Um amontoado de caixas de cervejas incentivando a leitura. A ideia é no mínimo esquisita, mas foi adotada em Magdeburg, na Alemanha, e fez o maior sucesso. Indignada com o fechamento de uma biblioteca no bairro, a população da cidade reuniu caixas de cerveja e, com o auxílio do escritório de arquitetura Karo Architekten, montou um prédio moderno que funciona como uma biblioteca comunitária.
Veja mais fotos da biblioteca aberta
Os usuários chamam a ideia de “biblioteca de confiança”, pois a população pode pegar qualquer livro em qualquer hora do dia: não são cobradas multas por atraso e não há limite de empréstimo, mas cada um é incentivado a substituir um empréstimo com uma doação. Não há mesas ou cadeiras, mas a ampla área verde permite uma leitura agradável ali mesmo no chão. Uma equipe de voluntários ajuda a organizar a biblioteca e o governo garante verbas para a manutenção.
Além das caixas de cervejas, o projeto reutiliza a fachada de um antigo armazém – o que deixa o prédio com uma aparência ainda mais interessante. Recentemente, a biblioteca ganhou o prêmio Brit Insurance Design Arquitetura. Além de empréstimo de livros, a biblioteca funciona como um espaço cultural, onde são realizados teatros, leituras públicas, shows e outros eventos.
Comments
Powered by Facebook Comments
No pós carnaval de Salvador, poderíamos montar um espaço cultural com capacidade para 1.000 pessoas!!!! Com certeza!
simplesmente genial a idéia…mostrar que com coisas comuns – as caixas de cerveja – e que fazem parte do dia-a-dia lúdico dos jovens – dos mais velhos também – pode-se criar um ambiente cultural…cfriatividade e bom gosto dos arquitetos….parabéns…