5 dicas de Ernest Hemingway para escrever bem
No mundo em que vivemos não há como negar que escrever bem faz toda a diferença. Os entendidos no assunto afirmam que é de fundamental importância aliar a prática da escrita ao hábito da leitura. Para nos aconselhar nesta empreitada veja cinco dicas do escritor norte-americano Ernest Hemingway, autor de “Por Quem os Sinos Dobram” e “O Velho e o Mar”.”:
1. Use frases curtas
Hemingway era famoso por um estilo sóbrio e minimalista de escrita dispensando adjetivos floridos e indo direto ao ponto.
2. Inicie com um parágrafo curto
Veja a abertura da matéria.
3. Escreva com vigor e clareza
Transmita suas idéias de forma clara, com energia e vigor. Deixe evidente qual o foco, a intenção que está querendo transmitir.
4. Seja positivo
Descreva como as coisas são e não o que elas não são. Exemplo: ao invés de dizer que algo é “barato” ou que “não é muito caro”, diga que é “econômico”. E ao invés de dizer “este procedimento é indolor”, diga que “é relativamente desconfortável” ou “que há um pequeno desconforto”.
5. Reconheça seus sucessos
Publique aqueles textos em que você obtiver êxito e descarte os outros (ou guarde-os para que possa aprimorá-los futuramente).
Com informações de Efetividade e Copyblogger
Comments
Powered by Facebook Comments
A dica 4 e 5 são as mais válidas
Ótimas dicas. Gostei bastante!