O fim dos quadrinhos impressos?
Publicado originalmente em Nerd e Geek
A revista Wired publicou um grande artigo (em inglês) que aborda a era dos quadrinhos digitais e prevê o possível fim das revistas impressas. De que lado você está?
Já faz um certo tempo que essa revolução começou, mas quando ela acabar, qual será o cenário dos quadrinhos no mundo? Essa é uma das várias questões levantadas pelo artigo “The iPad Could Revolutionize the Comic Book Biz – or Destroy It“, da revista Wired. O texto foi escrito por Douglas Wolk, autor do livro “Reading Comics: How Graphic Novels Work and What They Mean”.
O futuro que Doug mostra em seu artigo é sombrio para os quadrinhos impressos, por causa da crescente perda de público – mesmo havendo o registro de um aumento de pessoas que compram apenas as graphic novels e edições encadernadas – e, principalmente, da migração de muitos leitores para o meio digital, obtendo as histórias através do downlowd (legal ou ilegal).
Comments
Powered by Facebook Comments
Os quadrinhos continuariam vendendo muito se seu preço fosse minimamente justo. Qualquer fã da nona arte prefere mil vezes ter o impresso do que um arquivo CBR em seu computador. O problema é que em um país como o Brasil, por exemplo, a hq chega aqui custando “o olho da cara”. Sinceramente? Eu acho é pouco. Essas editoras tinham que começar a se preocupar mais com os leitores e menos com seus bolsos. Não estou propondo um voto de pobreza aqui. Apenas creio que os quadrinhos venderiam tranquilamente com um preço mais justo. A indústria fonográfica, por exemplo, aos poucos está se rendendo ao meio digital. Isso significa que um fã de Metallica prefere a cópia digital do que o cd que ele pode comprar na loja? De jeito nenhum. Significa apenas que ele acha mais justo pro seu orçamento pagar 7 dólares num download no lugar de 15 dólares na cópia “impressa”. Qualquer apreciador da arte prefere ter em mãos seus artigos. E qualquer sujeito em sã consciência prefere ter em seus bolsos seu dinheiro.
Acredito que a questão em si é o preço e os altos impostos colcados nesses produtos. Muitos estão migrando pro digital? Então também não migrar? Lembro que a Marvel fez isso uma vez, colocando os quadrinhos do Homem-Aranha online e além de render grana nas propagandas, as visualizações só aumentavam. Vamos pensar um pouco, essa nova geração se habituou ao bits e bytes…
Sou leitor de HQ desde 1980. Adoro mesmo histórias em quadrinhos. Mas acho que o curso da história empurra mesmo para o fim o meio impresso. Não faz mais sentido!
Em geral eu baixo o que quero e arquivo em pastas.