O fim dos quadrinhos impressos?

Publicado originalmente em Nerd e Geek

A revista Wired publicou um grande artigo (em inglês) que aborda a era dos quadrinhos digitais e prevê o possível fim das revistas impressas. De que lado você está?

Já faz um certo tempo que essa revolução começou, mas quando ela acabar, qual será o cenário dos quadrinhos no mundo? Essa é uma das várias questões levantadas pelo artigo “The iPad Could Revolutionize the Comic Book Biz – or Destroy It“, da revista Wired. O texto foi escrito por Douglas Wolk, autor do livro “Reading Comics: How Graphic Novels Work and What They Mean”.

 

 

O futuro que Doug mostra em seu artigo é sombrio para os quadrinhos impressos, por causa da crescente perda de público – mesmo havendo o registro de um aumento de pessoas que compram apenas as graphic novels e edições encadernadas – e, principalmente, da migração de muitos leitores para o meio digital, obtendo as histórias através do downlowd (legal ou ilegal).

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

3 thoughts on “O fim dos quadrinhos impressos?

  • 24 de junho de 2011 em 13:18
    Permalink

    Os quadrinhos continuariam vendendo muito se seu preço fosse minimamente justo. Qualquer fã da nona arte prefere mil vezes ter o impresso do que um arquivo CBR em seu computador. O problema é que em um país como o Brasil, por exemplo, a hq chega aqui custando “o olho da cara”. Sinceramente? Eu acho é pouco. Essas editoras tinham que começar a se preocupar mais com os leitores e menos com seus bolsos. Não estou propondo um voto de pobreza aqui. Apenas creio que os quadrinhos venderiam tranquilamente com um preço mais justo. A indústria fonográfica, por exemplo, aos poucos está se rendendo ao meio digital. Isso significa que um fã de Metallica prefere a cópia digital do que o cd que ele pode comprar na loja? De jeito nenhum. Significa apenas que ele acha mais justo pro seu orçamento pagar 7 dólares num download no lugar de 15 dólares na cópia “impressa”. Qualquer apreciador da arte prefere ter em mãos seus artigos. E qualquer sujeito em sã consciência prefere ter em seus bolsos seu dinheiro. 

    Resposta
  • 24 de junho de 2011 em 13:33
    Permalink

    Acredito que a questão em si é o preço e os altos impostos colcados nesses produtos. Muitos estão migrando pro digital? Então também não migrar? Lembro que a Marvel fez isso uma vez, colocando os quadrinhos do Homem-Aranha online e além de render grana nas propagandas, as visualizações só aumentavam. Vamos pensar um pouco, essa nova geração se habituou ao bits e bytes…

    Resposta
  • 25 de junho de 2011 em 11:49
    Permalink

    Sou leitor de HQ desde 1980. Adoro mesmo histórias em quadrinhos. Mas acho que o curso da história empurra mesmo para o fim o meio impresso. Não faz mais sentido!
    Em geral eu baixo o que quero e arquivo em pastas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *