O Livro impresso acabará em 2025
Publicado originalmente no Jornal do Brasil
O cientista da computação Silvio Meira, afirmou na Acadêmia Brasileira de Letras que o livro impresso vai desaparecer em até 15 anos. Tudo se deve ao crescimento do mercado de e-books e da baixa dos preço dos tablets que estão cada vez mais baratos. A previsão polêmica do cientista que é especialista em tecnologia da informação e estudioso da área, deixou a platéia assustada na Academia durante o Seminário “O futuro do livro: papel ou chip?”.
Silvio afirmou que “Não há o que temer. Não há como o livro escapar a esta transformação, que se impõe como inevitável no mundo inteiro”, ao defender o formato digital. Segundo o especialistas, o livro digital vai massacrar o impresso. “Em apenas dois anos, os EUA tiveram um aumento de nove milhões de e-books vendidos em 2009 para 112 milhões em 2011. A participação das vendas de livros digitais no Brasil hoje é de 1,5%. No próximo ano o percentual deve chegar pelo menos a 5%”, apontou Carlos Eduardo Ernanny, proprietário da editora Gato Sabido.
Silvio Meira apontou para a necessidade de se criar livros eletrônicos sem a linearidade dos livros impressos. “No computador, eu tenho que poder ler os fascículos separadamente. Não podemos ser obrigados a manter a mesma linearidade dos livros impressos. Ainda há muito o que ser aperfeiçoado, mas a transformação é inevitável. Uma outras questão que merece destaque é a de que resumos de livros muito longos podem vender mais do que os próprios livros, com o repasse de uma participação para os autores dos livros”, sugeriu o cientista.
Comments
Powered by Facebook Comments
Resumo? que futuro preguiçoso.
Dados muito superficiais com conclusões precipitadas demais. Para quem estuda comunicação sabe que isso tem muito pouca probabilidade de acontecer. Lembrando que foi dito a mesma coisa dos jornais impressos e das rádios. Um veículo de comunicação nunca substitui outro.
Concordo com o Andrey.
Em 2025 voltarei neste post para rir da cara do senhor em questão. A humanidade SEMPRE precisou registrar sua história em algo mais concreto do que um hq virtual. Tai mais uma previsão que vai se juntar a essas: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI949109-EI12882,00-Veja+as+previsoes+mais+furadas+da+historia+da+tecnologia.html
Corrigindo: HQ virtual rs