3 thoughts on “Por que o brasileiro lê pouco?

  • 20 de fevereiro de 2012 em 22:38
    Permalink

    Vergonhoso, mas o país evolui a cada dia e, se Deus quiser, em breve a situação estará melhor. Tomara…

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2012 em 13:26
    Permalink

    O preço médio dos livros também tem sua contribuição nisso. É muito mais fácil levar um pocket em inglês por 15 reais, do que comprar um escritor contemporâneo brasileiro por 55, infelizmente.

    Resposta
  • 24 de fevereiro de 2012 em 10:51
    Permalink

    Acho que não é um fator isolado o responsavel pela falta de gosto pela leitura.
    Em primeiro lugar, concordando com o artigo, as leituras recomendadas são ultrapassadas, de linguagem dificil e pouco atratativas para os jovens do mundo moderno. E as escolas não fazem a menor questão de incentivar a leitura: vá a biblioteca de alguma escola (que tenha, pois poucas tem), e procure a sessão de literatura nacional, estrangeira e infanto juvenil. Serão poucos os titulos, e estes geralmente são velhos, fruto de doações e na maioria das vezes, muito danificados.
    Outro fator importantissimo é o preço da leitura! Num país onde o salario minimo é pouco mais de R$600,00, é preocupante que o preço médio de um livro chegue a ser de 10% do valor do salario.
    Em geral, os proprios professores não incentivam os alunos. Afinal, quantos fazem grupos de debate? Quantos discutem obras que realmente interessam ao aluno (sendo classico ou não)?
    Tenho uma amiga que é professora de educação infantil. Certa vez ela me disse: “Eu não gosto de ler, não tenho paciencia”… Ora! O que será destes pobres pequenos se nem sua professora gosta de ler?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *