Aprenda mais com a leitura crítica

Muitos estudantes são treinados para automaticamente confiar em seus livros escolares ou acreditar em qualquer coisa escrita. Eles desconhecem o valor da leitura crítica. O que fazer para concertar isso?

Publicado no Universia

Edyta Pawlowska / Shutterstock.com - Sua leitura só será completa quando seus questionamentos completarem o entendimento do texto

O prazer e hábito da leitura devem começar logo cedo. Pais e professores devem ler uma grande quantidade de livros para as crianças antes que elas leiam sozinhas, e sobre os mais diferentes assuntos. Despertar a curiosidade e interesse logo cedo é essencial para o desenvolvimento desse hábito. Por isso, os alunos devem, primeiramente, ter o costume de ler.

 

Ao adquirir esse hábito, devem aprender a ler de forma crítica. Para o Dr. Mike Schmoker, educador e autor de diversos livros, “grandes quantidades de leitura atenciosa e objetiva, com debates, anotações e releituras são a essência da alfabetização autêntica”.

 

A leitura deve ser sinônimo de pensamento e reflexão. Não é possível ter um sem o outro. Ler é uma método de aprendizado ativo, oposto aos métodos passivos de ditados ou apenas ouvir o conteúdo. Para ler, os estudantes devem estar fisicamente envolvidos – o movimento dos olhos em busca das palavras, virar as páginas –, devem decodificar mentalmente os símbolos em sons com significado, enfim, toda a concentração deve estar voltada para essa atividade.

 

Para que essas atividades não sejam mecânicas ou o aluno simplesmente absorva o conteúdo sem questioná-lo ou analisá-lo, uma boa dica é fazer anotações. Enquanto lê, o estudante deve fazer notas e levantar questionamentos, marcar pontos importantes e relacionar conteúdos.

Os professores devem ensinar aos estudantes a identificar conceitos enquanto lêem e então julgar quais deles são chave para o entendimento do texto. Conceitos, artigos e fatos devem ser relacionados e posicionados dentro de contextos históricos, sociais e geográficos. Sua leitura só será completa quando seus questionamentos completarem o entendimento do texto.

 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

2 thoughts on “Aprenda mais com a leitura crítica

  • 3 de março de 2012 em 23:06
    Permalink

    Maravilhoso post! Disse tudo que eu queria, mas nunca escrevi, haha.
    Essas distopias novas, por exemplo, estão me tirando o bom humor. Vejo muitos leitores comentando os livros e muitas vezes (pra não dizer maioria) eles leem como entretenimento apenas. Bem, isso não acontece só com distopias, mas esse tipo de livro deveria ser um tapa na cara pra despertar. Despertar inclusive para as distopias adultas.

    Vou tomar emprestado lá pro meu blog! 🙂

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. For more details, go to website
  2. Stay up to date with cbdtop.club