Nem estantes, nem livros

Claudia Matarazzo no Fino Trato

            Estante de livros: ainda é útil nos dias atuais? (Foto: Thinkstock)

Recentemente li um texto de Claudio de Moura e Castro em que ele reclamava da falta de estantes para livros. Contava sobre sua peregrinação à procura de locais adequados para seus livros e não aqueles móveis com alturas irregulares para vasos, bibelôs e outros objetos.

Em sua busca acabou por constatar que no Brasil não se fabricam modelos para livros – todas as grandes lojas de móveis possuem inúmeros modelos para TV, som e similares, mas para livros, nada!

Inconformado, Moura e Castro fez uma pesquisa em sites estrangeiros e encontrou em uma grande rede nada menos do que 725 modelos de estantes. Donde se conclui que a falta de leitura é sim uma falha profunda em nossa criação, desde sempre.

Otimista que sou, sempre achei que com a profusão dos meios de comunicação e redes sociais, as novas gerações descobririam a beleza de ler livros em silêncio. Porque nada se compara ao silêncio acompanhado do movimento das letras formando loucas imagens que se sucedem infinitamente.

Nesse silêncio pleno e intenso, dias e vidas podem passar em poucos minutos, descortinam-se mundos e possibilidades. Tantas são as sensações que não há como sentir-se só ou desconectado com um bom livro.

Mas para isso é preciso saber encontrar a pausa, cada vez mais difícil nos dias atuais.

Eu nem deveria ficar chocada ao saber do fechamento de certas livrarias, como a Camões, no Rio de Janeiro. Mas fico. Parece que todos só querem consumir. Ter ideias nem pensar. Ou seja, para que serve uma estante agora?

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Nem estantes, nem livros

  • 29 de março de 2012 em 22:21
    Permalink

    Meu pai, assinante da Veja, tratou de me entregar a revista para que visse o artigo. Confesso que me vi passando pelo mesmo problema poucos meses antes. Estava recém separado e ainda penava pra acomodar minhas coisas. A única solução que encontrei saiu veio de uma loja de materiais de construção. Lá encontrei essas estantes relativamente baratas e que funcionam muito bem em conjunto. Não é a parede ideal como gostaria, mas deu conta de acomodar todos os meus livros, revistas, artigos, etc. O modelo é este:

    http://www.tendtudo.com.br/produto/341940/estante_fechada_6_prateleira_tabaco_2150x570x255

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *