Concurso Cultural Literário (12)

CAPA_130813_FINAL.indd

O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?

Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

Quer concorrer a 3 exemplares do primeiro romance da blogueira Bruna Vieira?

Na mesma vibe do livro, é só responder na área de comentários: O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?

O resultado será divulgado no dia 12/9 às 17h30 aqui no post e no perfil do Twitter @livrosepessoas.

Lembrete: se você participar através do Facebook, por gentileza deixe o seu e-mail de contato.

Boa sorte! 🙂

 

***

Parabéns: Kaia Clarice Salinet, Isabela Lapa e Talita Rodrigues! =)

Por gentileza enviar seus dados completos para: [email protected] em até 48 horas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

35 thoughts on “Concurso Cultural Literário (12)

  • 29 de agosto de 2013 em 21:58
    Permalink

    Eu evitaria de magoar as pessoas que mais amo, de certa forma lidar melhor com as dores e os amores que foram os culpados pelo meu amadurecimento mas acima de tudo, descobriria o que eu fiz de errado para ter a vontade de voltar no tempo, não estando tão feliz com o presente.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 5:58
    Permalink

    Eu teria aproveitado mais, errado mais… Se eu tivesse meus quinze anos de volta eu teria tentado mais, porque os erros que eu não cometi nos 15, agora estou aprendendo nos 22.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 10:04
    Permalink

    Eu acho que não mudaria muita coisa, eu leria os mesmos livros, ouviria as mesmas musicas… Porque o que eu vivi aos quinze compõe o que eu sou hoje. Talvez eu viajaria mais, guardaria algum dinheiro, faria um curso, não confiaria em algumas pessoas… mas sem mudar a essência sonhadora que fez parte de mim nessa fase 😉

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 10:29
    Permalink

    Eu teria, continuado meu estudos naquele momento, não sairia fechando tantas portas como fechei, amaria mais as pessoas que ao longo deste tempo disse que me amava , e não ficaria tentando amar pessoas que não me amaram, teria plantado uma arvore e escrito um livro, ficado mais no colo da minha mãe, e escutado os conselhos sábios da minha querida vó, no calor do fogão à lenha na fazenda são José, tomado muito banho de riacho e ovido os cantos do pássaros.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 16:13
    Permalink

    O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?
    Eu teria entrevistado pessoas nas ruas todos os dias e perguntado a elas o que fariam se pudessem voltar a ter 15 anos e postar no meu blog. Isso seria feito diariamente para as pessoas lerem e se entusiasmarem em relação as suas vidas, sendo um estímulo.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 18:39
    Permalink

    O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?
    Eu tenho apenas 16 anos, os meus quinze foi um dos anos mais bem vividos, momentos únicos, pessoas únicas, eu ri e chorei mais que o costume. Se eu pudesse voltar aos 15 eu faria as mesmas escolhas, mas me importaria menos em mudar a história mal escrita de outras pessoas, eu escolheria ser a personagem principal da minha com mais intensidade, mais amor, mais consciência.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 19:42
    Permalink

    Estudaria mais. Teria menos preguiça, julgaria menos meus pais. Adiquiriria mais conhecimentos. Pesquisaria mais do que apenas jogar e usar redes sociais.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2013 em 19:53
    Permalink

    O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?
    Eu viveria tudo de novo; faria as mesmas amizades que fiz – mesmo que nem todas continuaram-, gostaria do mesmo menino e ia gostar dele do mesmo jeito que gostava.
    Se fosse pra cometer os mesmo erros, eu cometia; e acertaria também nos mesmos acertos. Porque foi com eles, por eles – mesmo me decepcionando e sofrendo com alguns-, que me tornei a pessoa que sou hoje, e aprendi as coisas que sei.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2013 em 13:11
    Permalink

    O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?
    Eu não escolheria acertar os meus erros, afinal, o que eu errei me fez o que eu sou agora e o que eu sou agora me deixa orgulhosa. Eu faria mais escolhas, sim, eu faria mais escolhas e teria sorrido mais quando chorei. Teria abraçado quem se foi, teria dito eu te amo quando senti que era de verdade e teria arriscado mais. Também teria pensado melhor no meu futuro e ter mais certeza no que eu queria ser, mas não posso exigir muito, só tinha 15 anos. Teria estudado um pouco mais as matérias da escola e não ter tido tanto medo. Hoje, com 20 anos, me sinto às vezes incompleta ou parada no tempo, mas não foi culta do que eu fui aos 15, mas do que eu deixei passar. Se eu pudesse voltar no tempo e ficar cara-a-cara comigo mesmo, eu diria: Não tenha medo de arriscar, Arianne. Você merece muito mais.

    [email protected]

    Resposta
  • 31 de agosto de 2013 em 20:29
    Permalink

    Teria sido muito mais 15. Passei tanto tempo planejando uma vida pós 18, tantos planos, metas e cobranças comigo mesma que acabei deixando de lado a melhor fase de nossas vidas. Não que não tenha valido a pena, porque o esforço e dedicação trouxeram resultados. Devia ter complicado menos, mais amores, mais sorrisos, mais verão. Devia ter sido menos adulta, e vivido meus 15 anos de verdade, afinal ele é como a vovó dizia: “15 anos é só uma vez na vida”. Se pudesse voltar aos meus 15 anos, os viveria intensamente como se fosse durar um único dia, teria um amor de verão e subiria a serra em busca dele, teria visto o mesmo pôr-do-sol de vários ângulos diferentes, distribuiria muito mais sorrisos e seria feliz. Em seu ultimo momento passaria a noite acordada para eternizar cada momento, e veria mais um sol nascer trazendo os louros da maturidade.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2013 em 20:50
    Permalink

    Teria sido muito mais 15. Passei tanto tempo me preocupando com uma vida pós 18, que acabei deixando de lado a melhor fase de nossas vidas. Não que o esforço e dedicação não tenham valido a pena, pois trouxeram resultados. Devia ter amado mais, complicado menos, devia ter tido mais verão, mais sorrisos, mais dias de sol. Deveria ter sido menos adulta.Teria vivido cada dia intensamente, como se fosse o ultimo, porque afinal ele é como a vovó dizia: “15 anos é só uma vez na vida”. Se pudesse voltar aos meus 15 anos, teria um amor de verão e subiria a serra em busca dele, teria visto o mesmo pôr-do-sol de vários ângulos diferentes, teria distribuído muito mais sorrisos e seria feliz de verdade. No seu ultimo momento eu passaria a noite inteira acordada para eternizar cada momento, e veria o sol nascer trazendo os louros da maturidade.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2013 em 22:03
    Permalink

    “O que eu poderia ter feito no passado e não fiz?”. “O que eu poderia ter deixado de fazer, que causou conseqüências na minha vida?”. Alguém deve ter pensado nisto ao tentar responder esta pergunta. Qual dos dois arrependimentos é o pior? Depende da experiência que a pessoa passou. Creio que muitos diriam que o pior é o arrependimento por não ter feito algo, já que nunca saberão se daria certo ou não. Já o arrependimento por algo que você fez, lhe rende alguns ensinamentos que servem como alerta para evitar novos erros. Logo, na minha opinião, sem dúvidas mudaria minhas decisões devido às minhas experiências no presente.

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 14:22
    Permalink

    Viveria tudo mais uma vez.Agora com mais intencidade,sem medo de errar.Se eu mudaria meus erros? Só os que machucaram pessoas,os outros me ensinaram a viver,e mesmo que pudesse voltar e não errar mais,o que me faz ser oque sou foram tais erros.Aproveitaria ainda mais o sentimento de primeiro amor,de discoberta.Viveria de novo cada momento ao lado das pessoas que eu amo.Viveria tudo mais uma vez.

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 14:39
    Permalink

    Se eu pudesse voltar aos 15 anos? Bem… Eu estudaria muito mais, me dedicaria a escrever mais e aproveitaria mais relaxada com meus amigos, sem me preocupar tanto com o que os outros iriam dizer… Como fiz muitas vezes 🙁
    Também seria mais calma e confiante. Se tivesse feito tudo isso, hoje, eu estaria mais feliz e não teria sofrido tanto!

    Beijos.
    @anairados

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 14:54
    Permalink

    Eu faria se voltasse aos 15 tudo,que hoje, eu acho de suma importância: acreditaria mais nas velhas conversas antes de dormir da minha avó(até hoje eu lembro);arranjaria um emprego,mesmo se fosse por pouco tempo, para adquirir novas experiências pessoais,de vida,de tudo; me afastaria das pessoas que hoje eu sei que me fizeram muito mal;aproveitaria mais meu ensino médio(os 3 anos mais intensos e diferentes da minha vida…até agora) e,principalmente,entres esses anos mais felizes onde conheci pessoas inesquecíveis.Estudaria mais,dormiria mais,leria mais.Enfim, coisas clichês,mas essenciais de todo adolescente! Para finalizar: faria tudo que fizesse diferença hoje.O que me faria melhor.

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 15:06
    Permalink

    Com certeza faria as mesmas escolhas e tomaria as mesmas decisões pois voltaria a ter 15 anos e os pensamentos seriam os mesmos que tive á 26 anos atrás embora hj com 41 anos gostaria de ter tomado a decisão de se formar em psicologia e nunca ter desistido das artes marciais, é um pensamento a se considerar ter 15 anos novamente uma linda quimera =)

    e-mail: [email protected]

    Resposta
  • 1 de setembro de 2013 em 19:56
    Permalink

    Se eu pudesse voltar 15 anos no tempo aproveitaria mais a minha infância, seria mais criança do que fui aproveitaria mais a família e amigos e leria mais livros infantis do que li na época.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 9:53
    Permalink

    Eu tenho 15 anos, e estou me esforçando para que no futuro quando me perguntarem “o que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?” eu possa responder “faria tudo exatamente como fiz”. Estou fazendo o que me dá vontade, porque um arrependimento de uma coisa feita, dói muito menos que o de uma coisa não feita. Estou rindo, chorando, rindo mais um pouco, tentando mesmo na incerteza do sucesso. Eu estou vivendo, até porque tudo é mais intenso Depois dos Quinze

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 10:56
    Permalink

    Se eu pudesse voltar aos meus quinze anos iria mudar tanto a minha vida. Ia aproveitar mais essa idade e ser menos arrogante. Iria tentar enxergar as pessoas com os seus problemas e não ficar só preocupada com os meus.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 14:41
    Permalink

    Voltar aos quinze… Acredito que cometeria menos erros e tentaria aproveitar mais. Afinal, é uma segunda então faria às coisas para mim. Se eu voltasse mesmo, seria mais independente e procuraria ser mais feliz e deixasse a vergonha de lado. : [email protected]

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 14:46
    Permalink

    Se eu pudesse voltar aos meus quinze anos, eu tentaria aproveitar mais essa época, com mais consciência do quanto ela é especial.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 14:59
    Permalink

    Não faria nada diferente pois tudo o que fiz, construiu quem sou hoje.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 15:07
    Permalink

    Eu tentaria seguir mais o Carpe Diem: aproveitar cada instante do agora, sem me preocupar muito com o futuro. Eu reavaliaria o meu sonho de vida (que se transformou em estorvo quando realizado…) de fazer Direito e cogitaria a realização de um teste vocacional. Afinal, agora, já mais longe dos 15, eu aprendi na prática que os anseios e temores da época são muito mais fugazes e até equivocados do que se imagina. Eu degustaria mais de todo segundo na presença daqueles que vim a perder no meio do caminho e que o tempo não devolverá jamais. Eu tentaria entender desde cedo que, se são os meus erros que constroem o meu caráter, o remorso dos tropeços deveria ser permutado pela satisfação de ter uma chance de aprender mais e me corrigir. E, acima de tudo, eu trabalharia mais a minha noção de autoconhecimento: tentaria logo me despir dos padrões sociais tão repressores, descobriria a verdadeira beleza que me torna única e, assim, me libertaria de muitas das inseguranças que me distanciam da felicidade em sua plenitude. Agora, se nem com 22 eu consegui tal coisa, será que um retorno aos 15 solucionaria a minha estagnação teimosa? Talvez o livro da Bruna responda… email: [email protected]

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 15:33
    Permalink

    Se eu pudesse voltar no tempo , não entregaria o meu coração a qualquer um assim , seria mais cautelosa e pouparia minhas lágrimas de terem caído .
    A grande verdade é que eu poderia ter trancado a chave dos meus sentimentos e entregá-los a pessoa certa , na hora certa.
    Apenas.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 16:04
    Permalink

    Não faria nada que aquelas frases clichês dizem por ai como aquela mais famosa ”Queria ter errado mais” e o resto você sabe, iria mudar muita coisa, ah Deus como iria, quem sabe ter aproveitado aquela fase que posso tudo sou jovem (calam eu ainda tenho 17 e meio vai), por que fala a verdade, chega uma fase na nossa vida que olha e fala: Oque você está fazendo isso? com quase 18 anos na cara quer fazer coisinhas azuis no cabelo? nossa Senhora em! Então quem sabe eu só iria pintado uma mechinha pelo menos do cabelo de cor de rosa por que agora meu emprego não me deixa fazer isso (olha os 18), iria me achar e me perder num lugar onde construiu a Anninha de hoje, que talvez poderia ser melhor, não perdi muitos medos nos 15 que carrego até hoje, então seria uma boa voltar lá e deixar eles no cantinho deles não é?

    Resposta
  • 3 de setembro de 2013 em 15:21
    Permalink

    Eu teria feito coisas que não tive coragem de fazer por me achar imatura o bastante pra faze-las.Se a Bruna Vieira conseguiu fazer e superar os obstaculos que apareceram em sua vida,porque nós também não conseguiríamos?

    Resposta
  • 5 de setembro de 2013 em 14:58
    Permalink

    Se me fosse dado o poder de voltar aos 15 anos, eu argumentaria: “Posso trocar isso por uma retrospectiva, uma resenha, um resumo?”. Não quero voltar aos 15 anos; isso significaria reviver as mesmas coisas, o que não seria muito agradável para a minha mente de 24. Ou quem sabe a minha mente de 24 regredisse para os 15 nessa viagem do tempo… Sendo assim, nada disso valeria muito a pena, na minha opinião. Tudo o que fiz no passado serviu para a construção do que sou no presente, assim como tudo o que faço agora determinará o que serei no futuro. O que eu quero são os meus diários, minhas fotografias antigas, meus vídeos, desenhos e o que mais puder. Uma compilação do passado que possa me auxiliar na análise do que sou, para que eu possa ser a melhor versão de mim mesma. Sempre.

    Resposta
  • 5 de setembro de 2013 em 19:38
    Permalink

    passado foi passado, não posso mudar, mas o futuro eu posso construir. se pudesse voltar aos quinze, não mudaria nada, porque com os meus erros eu virei eu, mas o futuro sim, o futuro eu construiria e não me desapontaria.

    Resposta
  • 7 de setembro de 2013 em 19:25
    Permalink

    Eu iria refazer a minha vida!

    Resposta
  • 8 de setembro de 2013 em 16:47
    Permalink

    O que você faria se pudesse voltar a ter 15 anos?
    eu tentaria lembrar de tudo que eu poderia ter feito e não fiz, correria atrás daquilo, ou daquelas pessoas, tentaria mudar o passado, pois não teria essa chance no futuro… faria tudo que tive a chance de fazer e não fiz, eu seria sincera nos momentos que fui obrigada a mentir, agiria com mais naturalidade, não deixaria passar mínimos detalhes, descobriria como a vida seria, se fizesse aquilo que eu queria ou deveria ter feito e não fiz

    Resposta
  • 8 de setembro de 2013 em 21:20
    Permalink

    Nossa, estava outro dia desejando isso, desejando que estivesse sonhando e acordasse com meus 15 anos ou 16 anos. Com certeza teria trilhado um caminho totalmente diferente, teria estudado mais, não teria afastado de Deus, não teria me relacionado com algumas pessoas. Enfim, faria mil coisas diferentes, não faria outras mil coisas.

    Resposta
  • 12 de setembro de 2013 em 11:43
    Permalink

    Se eu pudesse voltar no tempo, tentaria ser um pouco mais feliz, arriscarria um pouco mais, sonharia mais, mas acima de tudo amaria mais.
    Nossa vida se transforma com as escolhas que fazemos, por isso talvez somente poucas coisas seriam mudadas, a maior parte seria como está hoje.

    Resposta
  • 12 de setembro de 2013 em 12:06
    Permalink

    Eu só tenho treze anos, sempre penso se eu pudesse voltar no tempo eu iria mudar tanta coisa.
    Desde pequena eu sempre fui uma garota sonhadora e até um pouco confusa com as minhas decisões sempre quando errava eu me culpava demais, mais afinal não é errando que se aprende? acho que se eu pudesse voltar ao passado apesar de ainda não ter quinze anos eu não iria levar a vida tão a sério e nem me culpar por coisas em que eu podia ter feito, eu iria tentar fazer meu sonhos se tornarem realidade e não esperar que eles aconteçam sem eu tomar nenhuma iniciativa, afinal eu já saberia como estaria minha vida se eu não mudasse.
    [email protected]

    Resposta
  • 12 de setembro de 2013 em 13:47
    Permalink

    Leria mais. Sairia pra dançar na chuva. Escrevia mais poemas. Pintaria meu cabelo de vermelho. Se eu pudesse voltar aos meus 15 anos, eu seria apenas eu, sem medo, sem preocupações.

    Resposta
  • 12 de setembro de 2013 em 15:19
    Permalink

    Acho que eu não faria nada de diferente, tive uma adolescência ótima, vivi tudo na época certa e tive muitas aventuras nessa idade com meus amigos. Voltaria somente para relembrar essa época tão querida, onde minha maior preocupação era que roupa vestir, se eu iria ou não em uma festa. Sinto falta dos passeios de bicicleta com meus amigos, onde exploravamos a cidade como se fosse uma grande aventura e no meio do passeio fazíamos sempre um piquenique que sempre acabava em confusão e guerra de bolo e refrigerante. Gostaria demais de viver novamente tudo o que vivi, sinto saudade.
    @GreicySantos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *