Concurso Cultural Literário (65)

capa senna

LEIA UM TRECHO

Considerado hoje um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna era ainda um ilustre desconhecido até a largada do Grand Prix de Mônaco de 1984. Enquanto o principado está sob um dilúvio e a maior parte dos pilotos perde o controle do carro, o jovem brasileiro causa sensação no volante de um Fórmula 1 de segunda classe, e tem uma performance impressionante, que o leva à dianteira da corrida e a ameaçar o campeão Alain Prost. Esse dia marca o início da lenda que se escreveu nos dez anos seguintes, durante os quais Ayrton Senna trouxe emoção para o campeonato mundial de Fórmula 1, até sua morte trágica no Grand Prix de Ímola no dia 1º de maio de 1994.

Vamos sortear 3 exemplares de “Ayrton Senna – A trajetória de um mito“, superlançamento da Editora Nemo.

Para participar, responda na área de comentários qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte?

O resultado será divulgado dia 14/5 às 17h30 neste post.

Se usar o Facebook, por gentileza deixe seu email de contato.

Boa sorte! 🙂

***

Parabéns aos ganhadores: Bruno Boroto NevesEgberto MartinsVagner Borges. =)

Por gentileza enviar seus dados completos para [email protected] em até 48 horas. 

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

26 thoughts on “Concurso Cultural Literário (65)

  • 18 de abril de 2014 em 11:17
    Permalink

    SEU AMOR PELO BRASIL.

    Resposta
  • 19 de abril de 2014 em 22:20
    Permalink

    Qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte? Que um grande campeão se torna inesquecível não só pelas suas vitórias mas pelo caráter e atitudes que tem diante das conquistas.

    Resposta
  • 22 de abril de 2014 em 9:36
    Permalink

    Qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte? Por mais que a luta seja dura, devemos continuar lutando e nunca desistir, sempre confiando em Deus e fazendo o nosso melhor, pois no momento certo as coisas darão certas. E sermos eternos “Campeões”.

    Resposta
  • 22 de abril de 2014 em 12:44
    Permalink

    Creio que a maior lição que o herói brasileiro Ayrton Senna nos deixou como legado foi a PERSEVERANÇA.
    Lembro perfeitemente de que uma vez ele dirigia a McLaren em 1989, quando a rivalidade entre ele e Alain Prost intensificou as batalhas na pista e uma grande guerra psicológica. Prost conquistou o tri-campeonato em 1989, depois de uma colisão com Senna durante o GP do Japão, em Suzuka, penúltima corrida da temporada, e que Senna precisava vencer para ter chances de conquistar o campeonato mundial na última etapa. Senna tentou ultrapassar Prost na chicane, os dois “tocaram” os pneus e foram para fora da pista com os carros entrelaçados, Senna retornou à pista auxiliado pelos fiscais, que empurraram seu carro pois o motor havia apagado e ele foi direto aos boxes para reparar o bico do carro danificado na manobra. Voltando à pista, tirou a liderança de Alessandro Nannini, da Benetton, e chegou em primeiro, sendo desclassificado pela FIA por cortar a chicane depois da colisão com Prost.

    Resposta
  • 24 de abril de 2014 em 11:22
    Permalink

    Educação: pelos outros, por si mesmo, pelo mundo que vivemos. Isso gera disciplina, determinação, paz. É plantando educação que podemos mudar. É o melhor presente, ninguém nos tira. E é prática diária. Senna fez a parte dele, cabe a nós todos fazermos a nossa. Mais educação, Brasil!

    Resposta
  • 24 de abril de 2014 em 21:22
    Permalink

    A grande lição que Senna nos deixou é que devemos fazer o que nos compete com muita força de vontade, determinação e, acima de tudo, amor. Um CAMPEÃO não morre, apenas faz uma pausa.

    Resposta
  • 26 de abril de 2014 em 14:05
    Permalink

    Ele era brasileiro…persistente e nao desistia nunca! Jamais deixou de erguer a bandeira do seu pais, msmo que a vitoria nao fosse sua.

    Resposta
  • 28 de abril de 2014 em 5:03
    Permalink

    Estar sempre disposto a praticar o bem

    Resposta
  • 28 de abril de 2014 em 17:25
    Permalink

    A maior lição é a de que a competência, o profissionalismo, o amor à terra natal e à família podem ser as marcas de um cidadão brasileiro.

    Resposta
  • 29 de abril de 2014 em 9:22
    Permalink

    Sem sombra de duvidas ele era patriota ,mas a sabedoria ,humildade ,carisma ,respeito ,atitude fizeram dele uma pessoa ética perante a sociedade brasileira…e toda vez que eu vejo ele na tv,revista,site,só tenho mais certeza disso tudo que ele cumpriu sua missao muito rapido 🙁 deveria ter ficado + + + com conosco mas Deus quis assim…paciencia!!

    Resposta
  • 29 de abril de 2014 em 15:54
    Permalink

    Senna, no decorrer da sua passagem pela F1, ensinou ao povo brasileiro o que é ter garra, força mental e um patriotismo inabalável. As pessoas acordavam cedo para poder vê-lo correr, tinham prazer em vê-lo guiar com maestria o carro, em vê-lo ao final de cada prova pegar a bandeira brasileira e mostrar ao mundo o quanto amava o país. Quem não se lembra da vitória do GP do Brasil de 1991,a primeira vitória dele no Brasil, o autódromo de Interlagos foi invadido pelo público e foi uma festa daquelas ao estilo ” la Senna”. Foi nessa mesma corrida que ele teve problema no câmbio e somente pilotou o carro com uma única marcha. No final da prova, o piloto que naquele momento era uma criança, apenas gritava.. Foi lindo, tudo muito lindo… Então, Senna nos deixou garra, força , determinação, patriotismo e acima de tudo nos dava uma imensa felicidade aos domingos.

    Resposta
  • 29 de abril de 2014 em 19:55
    Permalink

    Que a vida e uma corrida, e devemos corre-la sempre com um sorriso no rosto e nunca desistir mesmo que percamos uma partida porque a final ele também nos ensinou os brasileiros não desistem, é sempre comemorarmos nossa vitória com uma taça de champanhe.

    Resposta
  • 2 de maio de 2014 em 9:59
    Permalink

    A maior lição deixada por Senna foi a de profissionalismo e determinação. Ele mostrou que com muito trabalho e foco naquilo que se deseja é possível transformar sonhos em realidade.

    Resposta
  • 2 de maio de 2014 em 15:56
    Permalink

    A maior lição que Senna ensinou a todos foi fazer a ajudar o próximo por compaixão e não por reconhecimento. Hoje todos adoram fazer caridade e postar no facebook, no instagram e afins, esperando aplausos. Não fazem pelo bem daqueles que estão sendo ajudados, mas pelo destaque que virá. Senna ajudava inúmeras pessoas e ninguém sabia, só descobrimos depois de seu falecimento. Ele nos mostrou o que é “amar ao próximo”. Não sei se ele era religioso ou não, mas ele viveu o ensinamento de Jesus mais do que a maioria das pessoas imaginavam.

    Resposta
  • 2 de maio de 2014 em 15:59
    Permalink

    A lição que Senna deixa é a questão do reforço na segurança do automobilismo, em que 20 anos depois não ocorreu mais nenhuma morte na F-1.

    Resposta
  • 4 de maio de 2014 em 17:55
    Permalink

    Precisam saber que, não são as vitórias que fazem dele um mito.. Mas sim seu olhar ao proximo, sua sutilidade em ser humano. E isso faz tanta falta nos dias de hoje.

    Resposta
  • 6 de maio de 2014 em 17:02
    Permalink

    Na minha opinião, Senna deixou um exemplo que como ser um herói nacional sem se deixar encantar-se com as oportunidades que a fama lhe dava; muito pelo contrário, respeitando o próximo e nunca se conformando com seus resultados, indo sempre em busca da perfeição daquilo que ele mais amava fazer: pilotar!

    Resposta
  • 7 de maio de 2014 em 10:19
    Permalink

    Que somos os únicos responsáveis por aquilo que desejamos que aconteçam em nossa vida! Foco e trabalho caminham juntos e que caráter nunca é demais em nossas ações!!!!

    Resposta
  • 8 de maio de 2014 em 8:50
    Permalink

    Qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte?
    Acredito que por mais importante que sejam nossas vitórias,o amor e o carinho que conquistamos ainda são essenciais. A família,os amigos ou no caso do Ayrton Senna,os próprios fãs,mantiveram suas memórias vivas. Provado que independente dos erros e acertos,ainda vão existir pessoas que amam você até depois de sua morte

    Resposta
  • 8 de maio de 2014 em 8:53
    Permalink

    Qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte?
    Acredito que por mais importante que sejam nossas vitórias,o amor e o carinho que conquistamos ainda são essenciais. A família,os amigos ou no caso do Ayrton Senna,os próprios fãs,mantiveram suas memórias vivas. Provado que independente dos erros e acertos,ainda vão existir pessoas que amam você até depois de sua morte.

    Resposta
  • 9 de maio de 2014 em 16:36
    Permalink

    Vencer, uma consequência. Lutar, sempre. Desistir, jamais. Entregar-se de corpo e alma para conquistar seus objetivos, quando se faz aquilo que realmente se ama. Garra, fé, determinação e autoconhecimento como virtudes indissociáveis em nossa caminhada, seja qual for a estrada.

    Resposta
  • 12 de maio de 2014 em 22:28
    Permalink

    Ayrton Senna ensinou que nunca devemos esquecer nossas origens.

    Resposta
  • 13 de maio de 2014 em 15:10
    Permalink

    Gostava muito da determinação e foto do nosso ídolo. Acho que essas são boas características para serem perpetuadas.

    Resposta
  • 14 de maio de 2014 em 15:33
    Permalink

    Qual a lição de Senna deve ser conhecida por aqueles que nasceram após a sua morte?
    Que o verdadeira vitória na vida é ajudar ao próximo sem buscar reconhecimento de terceiros. O Instituto Airton Senna não era de conhecimento público antes de sua morte.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *