Ayrton Senna em quadrinhos

Rafael Lopes, no Globo Esporte

120 anos após o acidente na curva Tamburello, Ayrton Senna continua sendo muito lembrado pelos fãs de automobilismo e pelo público brasileiro. Como parte da campanha “Ayrton Senna Sempre”, vários produtos com a marca do tricampeão estão sendo lançados em 2014. E confesso que esse aqui foi um dos que mais me chamou a atenção. A Editora Nemo lança neste mês o livro “Ayrton Senna: a Trajetória de um Mito”, que conta a história do piloto brasileiro por meio de histórias em quadrinhos.

A ideia nasceu do trio de autores europeus Lionel Froissart (francês), Christian Papazoglakis (belga) e Robert Paquet (também belga). Froissart, inclusive, foi amigo de Senna e está em seu terceiro livro sobre o piloto brasileiro. O álbum começa com a primeira corrida na chuva de Senna, ainda no kart. Depois do flashback, o leitor é levado para o GP de Mônaco de 1984, ano de sua estreia na Fórmula 1. Debaixo de chuva e com a Toleman, ele dá show. Ultrapassa vários adversários, assume a segunda posição. Quando faltava apenas o líder Alain Prost, da McLaren, a corrida foi paralisada.

Todos os episódios marcantes da carreira de Senna estão lá: a vitória dramática do piloto no autódromo de Interlagos em 1991; as polêmicas com Prost nos GPs do Japão e a conquista do tricampeonato mundial naquele país onde, até hoje, ele é idolatrado. Uma boa ideia para aproximar a história de Ayrton Senna das novas gerações, principalmente daqueles que não conseguiram vê-lo correr na Fórmula 1.

1

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *