Flip anuncia a nova-iorquina Elif Batuman

Autora estará pela primeira vez no país para participar da programação.
Edição 2014 do evento literário acontece de 30 de julho a 3 de agosto

Publicado no G1

A escritora nova-iorquina Elif Batuman (Foto: Divulgação)
A escritora nova-iorquina Elif Batuman
(Foto: Divulgação)

A organização da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou a presença da nova-iorquina Elif Batuman, que vem ao Brasil pela primeira vez para participar do evento literário. A edição 2014 da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto.

O material de divulgação diz que o trabalho de Batuman transita entre as culturas da Rússia, que adotou intelectualmente, e Turquia, de onde sua família é originária.

Atualmente escrevendo seu primeiro romance, ela é autora de “Os possessos: Aventuras com os livros russos e seus leitores” (editora Leya), que mistura biografia, relato de viagem e crítica literária de maneira bem humorada; e cobriu, para a revista New Yorker, os conflitos populares na Turquia em 2013.

Antes da escritora nova-iorquina, a organização da Flip 2014 havia anunciado a participação do russo Vladímir Sorókin, do chileno Jorge Edwards, da argentina Graciela Mochkofsky, do mexicano Juan Villoro, do peruano-americano Daniel Alarcón, do israelense Etgar Keret e do ativista norte-americano Michael Pollan.

O autor homenageado neste ano na festa será o dramaturgo, escritor, desenhista, tradutor e jornalista Millôr Fernandes (1923-2012). Vai ser a primeira vez que a Flip lembrará um autor que participou do evento – Millôr esteve na primeira edição, em 2003. “Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje”, afirmou na época do anúncio o curador Paulo Werneck.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *