Descubra como redes sociais influenciam na educação

Redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Descubra como elas podem influenciar no aprendizado

Publicado por Universia

Fonte: Shutterstock As redes sociais também têm o poder de disseminar o conhecimento
Fonte: Shutterstock
As redes sociais também têm o poder de disseminar o conhecimento

Muitos professores ainda veem as redes sociais como um grande mal para a educação: elas diminuem a concentração, causam discussões, tiram o foco da aula, etc. Entretanto, as redes sociais podem ser benéficas para a educação, se forem utilizadas da maneira correta.

Um dos principais aspectos positivos das redes sociais é que elas diminuem o isolamento. Ou seja: se você gosta de um livro que nenhum dos seus amigos ou familiares leu, é possível entrar em contato com pessoas que também gostem da obra, mas pela internet. Esse tipo de comunicação é essencial para conhecer novos pontos de vista, gerar discussões saudáveis e entrar em contato com materiais relacionados.

Além disso, redes sociais também podem aproximar pessoas com gostos totalmente diferentes. Aprender a lidar e entender a diversidade são importantes para a formação acadêmica e profissional de qualquer pessoa. Ter uma visão global, além de ser útil, também facilita a resolução de problemas e o entendimento de outros pontos de vista.

As redes sociais também têm o poder de disseminar o conhecimento. Antigamente, as pessoas costumavam ler os mesmos livros, dos mesmos autores e dos mesmos gêneros, já que era difícil ter acesso a coisas diferentes. Hoje em dia com as redes sociais é possível conhecer novos livros, músicas, filmes, séries e programas quando você quiser.

Por fim, a maioria das redes sociais é gratuita. Por mais que seja necessário ter um computador e internet para acessá-las, elas são meios baratos de conhecer novos conteúdos e discutir sobre eles. Portanto, é importante aprender a utilizar de maneira benéfica as redes sociais para a educação. As melhorias no aprendizado serão expressivas e os alunos aprenderão de forma mais agradável.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *