Concurso Cultural Literário – Especial para Professores (3)
LEIA UM TRECHO
Pesquisa-ação, Investigação na ação, Pesquisa colaborativa ou Praxis emancipatória, essas são as expressões empregadas para designar uma forma de investigação auto-reflexiva que tem o objetivo de ajudar as pessoas a mudarem suas realidades a partir da observação e da análise de suas práticas. A expressão pesquisa-ação foi cunhada na década de 1940, por Kurt Lewin. Segundo os professores Stephen Kemmis e Mervyn Wilkinson, da Austrália, “em educação, a pesquisa-ação participativa pode ser utilizada como meio de desenvolvimento profissional, melhorando currículos ou solucionando problemas em uma variedade de situações de trabalho”. Além disso, pode oferecer oportunidades de criação de fóruns para reunir pessoas interessadas na busca da racionalidade e da democracia. “Trata-se de um processo social e colaborativo de aprendizado, conduzido por grupos de pessoas que se reúnem em torno da mudança de práticas por meio das quais interagem em um mundo compartilhado socialmente – um mundo onde, para o bem ou para o mal, vivemos uns com as conseqüências das ações dos outros”.
Vamos sortear 3 exemplares de “A pesquisa na formação e no trabalho docente“, da Autêntica Editora.
Para participar, use a área de comentários para completar a frase: “A Educação pode transformar o país porque…”
Se usar o Facebook, por gentileza deixe seu e-mail de contato.
O resultado será divulgado dia 13/6 às 17h30 neste post.
Participe!
***
Parabéns aos ganhadores: Bárbara Boratino, Loan Medeiros e Damião Fernandes! =)
Por gentileza enviar seus dados para [email protected] em até 48 horas.
Comments
Powered by Facebook Comments
A Educação pode transformar o país porque ela é a base de uma sociedade mais justa e desenvolvida.
…Porque é somente com ela que nos tornamos verdadeiros cidadãos críticos capaz de aniquilar toda e qualquer forma de ignorância, seja ela social, intelecto e principalmente da alma!!!
A Educação pode transformar o país porque ela já transformou pessoas, coisas e lugares. Ela pode transformar a sociedade como um todo. A educação move montanhas, move mentes. Tais mentes uma vez modificadas se abrem, trazem melhorias, e nunca voltam a se fechar novamente.
A educação pode transformar o país porque é o único processo civilizatório capaz de libertar e emancipar sujeitos de forma crítica, por meio da cidadania, do respeito, da ética, da justiça, da sustentabilidade, do amor.
Por meio dela, a formação de um povo se solidifica. Leis extremas caem por terra, um novo perfil do povo brasileiro é criado. Discussões como redução da maioridade penal e construção de mais presídios são deixadas de lado. Educar é o primeiro passo de uma mudança completa.
A Educação pode transformar o país porque…”
Ela é o alimento para o concretização de sociedades desenvolvidas.
A Educação tem o poder de transformar as pessoas. E as pessoas transformadas podem transformar a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado em lugares agradáveis para as pessoas viverem de força participativa e sustentável.
… porque a educação transforma pessoas e pessoas transforma o país.
A educação pode transformar o país porque educar é fazer ou tentar fazer mudanças em uma pessoa, educar é gostar do que faz, mostrar que com educação somos maiores do que qualquer outro preconceito e discriminação.
A educação pode transformar o país porque nos ensina a usar nossa liberdade como espaço de reflexões que melhoram a nossa vida pessoal e social.
A educação pode transformar o país porque muito se pode mudar, melhorar, quando se sabe pesquisar, formular hipóteses, elaborar objetivos e agir conforme uma metodoligia criada e desenvolvida com foco na solução de problemas – que são muitos em nosso Brasil.
A Educação pode transformar o país porque somente por meio dela é possível transformar o cidadão comum em cidadão crítico e consciente de sua potencial capacidade transformadora.
A educação pode transformar o país porque é a maneira mais barata, eficaz e sustentável de construir uma sociedade igualitária.
A educação pode transformar o país porque, na realidade, a educação pode transformar qualquer coisa, qualquer pessoa! A educação, em outras palavras, é “educa a ação”, ou seja, por ela entendemos de onde saímos, onde estamos e para onde queremos, podemos e devemos ir. Nos dá os “porquês” e os “como”. Tudo passa pela educação, saber agir, saber votar, saber respeitar, saber conviver, saber cooperar, saber ajudar, saber saber. A transformação existe é na ação e não na passividade. Um país é feitos de pessoas. Não há como transformar nosso país sem transformar primeiro nossas pessoas. E não há melhor e mais eficaz forma de transformar as pessoas do que a educação.
A Educação pode transformar o país porque ela é em si transformadora: altera trajetórias significativamente; diminui o abismo entre ricos e pobres; possibilita uma mudança de dentro para fora no indivíduo que, inserido numa dada realidade social, passará a atuar no sentido de modificá-la para melhor, de, em suma, transformá-la.
“A educação pode transformar o país porque o que se aprende ninguém tira e o saber é a única forma de transformação do homem com seu meio.
A educação pode transformar o país, pois instiga as pessoas a procurarem sempre mais e mais conhecimento. Mas o conhecimento sozinho não transforma nada e é nesse ponto que a educação entra novamente transformando conhecimento em sabedoria.
A Educação pode transformar o país porque ele deve ser emanicipadora