Concurso Cultural Literário – Especial para Professores (3)

capa pesquisa

LEIA UM TRECHO

Pesquisa-ação, Investigação na ação, Pesquisa colaborativa ou Praxis emancipatória, essas são as expressões empregadas para designar uma forma de investigação auto-reflexiva que tem o objetivo de ajudar as pessoas a mudarem suas realidades a partir da observação e da análise de suas práticas. A expressão pesquisa-ação foi cunhada na década de 1940, por Kurt Lewin. Segundo os professores Stephen Kemmis e Mervyn Wilkinson, da Austrália, “em educação, a pesquisa-ação participativa pode ser utilizada como meio de desenvolvimento profissional, melhorando currículos ou solucionando problemas em uma variedade de situações de trabalho”. Além disso, pode oferecer oportunidades de criação de fóruns para reunir pessoas interessadas na busca da racionalidade e da democracia. “Trata-se de um processo social e colaborativo de aprendizado, conduzido por grupos de pessoas que se reúnem em torno da mudança de práticas por meio das quais interagem em um mundo compartilhado socialmente – um mundo onde, para o bem ou para o mal, vivemos uns com as conseqüências das ações dos outros”.

Vamos sortear 3 exemplares de “A pesquisa na formação e no trabalho docente“, da Autêntica Editora.

Para participar, use a área de comentários para completar a frase: “A Educação pode transformar o país porque…”

Se usar o Facebook, por gentileza deixe seu e-mail de contato.

O resultado será divulgado dia 13/6 às 17h30 neste post.

Participe!

***

Parabéns aos ganhadores: Bárbara BoratinoLoan MedeirosDamião Fernandes! =)

Por gentileza enviar seus dados para [email protected] em até 48 horas.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

19 thoughts on “Concurso Cultural Literário – Especial para Professores (3)

  • 12 de maio de 2014 em 14:28
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque ela é a base de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

    Resposta
  • 12 de maio de 2014 em 16:37
    Permalink

    …Porque é somente com ela que nos tornamos verdadeiros cidadãos críticos capaz de aniquilar toda e qualquer forma de ignorância, seja ela social, intelecto e principalmente da alma!!!

    Resposta
  • 18 de maio de 2014 em 22:59
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque ela já transformou pessoas, coisas e lugares. Ela pode transformar a sociedade como um todo. A educação move montanhas, move mentes. Tais mentes uma vez modificadas se abrem, trazem melhorias, e nunca voltam a se fechar novamente.

    Resposta
  • 19 de maio de 2014 em 9:36
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque é o único processo civilizatório capaz de libertar e emancipar sujeitos de forma crítica, por meio da cidadania, do respeito, da ética, da justiça, da sustentabilidade, do amor.

    Resposta
  • 19 de maio de 2014 em 10:14
    Permalink

    Por meio dela, a formação de um povo se solidifica. Leis extremas caem por terra, um novo perfil do povo brasileiro é criado. Discussões como redução da maioridade penal e construção de mais presídios são deixadas de lado. Educar é o primeiro passo de uma mudança completa.

    Resposta
  • 19 de maio de 2014 em 12:23
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque…”
    Ela é o alimento para o concretização de sociedades desenvolvidas.

    Resposta
  • 20 de maio de 2014 em 11:25
    Permalink

    A Educação tem o poder de transformar as pessoas. E as pessoas transformadas podem transformar a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado em lugares agradáveis para as pessoas viverem de força participativa e sustentável.

    Resposta
  • 25 de maio de 2014 em 10:41
    Permalink

    … porque a educação transforma pessoas e pessoas transforma o país.

    Resposta
  • 26 de maio de 2014 em 14:45
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque educar é fazer ou tentar fazer mudanças em uma pessoa, educar é gostar do que faz, mostrar que com educação somos maiores do que qualquer outro preconceito e discriminação.

    Resposta
  • 27 de maio de 2014 em 20:09
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque nos ensina a usar nossa liberdade como espaço de reflexões que melhoram a nossa vida pessoal e social.

    Resposta
  • 5 de junho de 2014 em 19:59
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque muito se pode mudar, melhorar, quando se sabe pesquisar, formular hipóteses, elaborar objetivos e agir conforme uma metodoligia criada e desenvolvida com foco na solução de problemas – que são muitos em nosso Brasil.

    Resposta
  • 6 de junho de 2014 em 10:28
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque somente por meio dela é possível transformar o cidadão comum em cidadão crítico e consciente de sua potencial capacidade transformadora.

    Resposta
  • 7 de junho de 2014 em 23:18
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque é a maneira mais barata, eficaz e sustentável de construir uma sociedade igualitária.

    Resposta
  • 8 de junho de 2014 em 21:03
    Permalink

    A educação pode transformar o país porque, na realidade, a educação pode transformar qualquer coisa, qualquer pessoa! A educação, em outras palavras, é “educa a ação”, ou seja, por ela entendemos de onde saímos, onde estamos e para onde queremos, podemos e devemos ir. Nos dá os “porquês” e os “como”. Tudo passa pela educação, saber agir, saber votar, saber respeitar, saber conviver, saber cooperar, saber ajudar, saber saber. A transformação existe é na ação e não na passividade. Um país é feitos de pessoas. Não há como transformar nosso país sem transformar primeiro nossas pessoas. E não há melhor e mais eficaz forma de transformar as pessoas do que a educação.

    Resposta
  • 11 de junho de 2014 em 8:40
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque ela é em si transformadora: altera trajetórias significativamente; diminui o abismo entre ricos e pobres; possibilita uma mudança de dentro para fora no indivíduo que, inserido numa dada realidade social, passará a atuar no sentido de modificá-la para melhor, de, em suma, transformá-la.

    Resposta
  • 11 de junho de 2014 em 17:27
    Permalink

    “A educação pode transformar o país porque o que se aprende ninguém tira e o saber é a única forma de transformação do homem com seu meio.

    Resposta
  • 13 de junho de 2014 em 10:14
    Permalink

    A educação pode transformar o país, pois instiga as pessoas a procurarem sempre mais e mais conhecimento. Mas o conhecimento sozinho não transforma nada e é nesse ponto que a educação entra novamente transformando conhecimento em sabedoria.

    Resposta
  • 13 de junho de 2014 em 11:24
    Permalink

    A Educação pode transformar o país porque ele deve ser emanicipadora

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *