Educação financeira forma alunos mais conscientes

1

Publicado por Agência de Notícias do Paraná

Alunos menos consumistas e mais responsáveis com a aplicação do próprio dinheiro, e também dos recursos públicos, é o objetivo das oficinas de Educação Financeira e Fiscal com Cidadania, na Vila da Cidadania, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

O espaço mantido pela Secretaria de Estado da Educação atende com aulas diversificadas 1.800 alunos com idade entre 11 e 17 anos, de escolas estaduais de Curitiba e região das áreas de abrangência das Unidades Paraná Seguro (UPS).

A educação financeira é integrada às demais atividades desenvolvidas na Vila da Cidadania, como horticultura, artesanato e música.

1

Uma moeda própria circula por lá. Cada aluno que chega recebe uma quantidade de dinheiro fictício, que deve ser administrada durante três meses, período de duração dos cursos. Com o dinheiro em mãos, os alunos precisam simular situações do cotidiano, como compras em supermercados, lojas e outros comércios. Até um banco foi montado na Vila para os alunos praticarem empréstimos e aplicações financeiras.

“O aluno chega aqui e recebe seu dinheiro. Caso ele esteja numa oficina de música e falte para ele um instrumento, ele deve ir ao comércio da Vila e comprar o produto pelo melhor preço”, explica o diretor da Vila da Cidadania, Lúcio Sérgio Ferracim.

1

A Vila da Cidadania funciona como uma minicidade, com prefeitura, fórum, câmara dos vereadores, praça, teatro, supermercado e lojas. Esse cenário é todo aproveitado para as aulas de educação financeira e de cidadania. “Nós aprendemos a consumir aquilo que é necessário, sem desperdício”, conta Maria Eduarda Rodrigues, 12 anos, do 6° ano do Colégio Estadual Vila Macedo, de Piraquara.

A arrecadação de impostos pelos governos também faz parte do currículo das aulas. “Tudo o que compramos tem um imposto embutido que deve voltar para o bem da comunidade. Nosso dever é fiscalizar e cobrar que isso aconteça”, afirma o aluno Lucas Santos Rodrigues, 11 anos, do 6° ano, também do Colégio Estadual Vila Macedo.

PREMIAÇÃO – O trabalho desenvolvido da Vila da Cidadania está concorrendo ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal e ao Prêmio de Qualidade de Educação, na Alemanha. Ambos na categoria qualidade da educação participativa. Os resultados serão divulgados em agosto e setembro DE 2014.

“A Vila da Cidadania é um espaço para que os alunos que estão em vulnerabilidade social participem de atividades em tempo integral voltadas para uma formação cidadã participativa e crítica da sociedade”, destacou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

No espaço de 30 mil metros quadrados é usado ainda para trabalhar diariamente valores sociais, condutas de higiene e conceitos de ética e convívio social entre os estudantes. “O nosso objetivo é formação de cidadãos conscientes e participativos”, lembra o professor de Educação Física, Ruperto Darif.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *