FLUPP Brasil chega a São Paulo

SP_Sexta&SábadoEvento terá competição de slam e as participações de autores do Brasil, Holanda e Uruguai

A Flupp Brasil, evento literário criado por Ecio Salles, Heloisa Buarque de Holanda, Julio Ludemir e Luiz Eduardo Soares, reúne, nos dias 23 e 24 de maio, oito autores brasileiros e estrangeiros no Centro Cultural da Juventude, em Vila Nova – Cachoeirinha, zona norte da capital paulista.

Em São Paulo, o parceiro é Eleílson Leite, um dos mais atuantes ativistas culturais de São Paulo, que atua junto à Ação Educativa. O relacionamento institucional é de Joanna Savaglia, da Savá Negócios Culturais.

A Flupp Brasil paulistana terá, ainda, uma competição de slam reunindo dois grandes nomes internacionais: o britânico Jacob Sam La Rose e o norte-americano Jive. São Paulo é a terceira das quatro etapas da Flupp Brasil, que começou em Curitiba, passou por Salvador e se encerrará no Rio de Janeiro, no dia 7 de junho.

Poesia Falada
O tema da Flupp Brasil, em São Paulo, será a poesia falada. E para celebrar a modalidade, o ZAP! Zona Autônoma da Palavra promove, na noite de sexta-feira, uma batalha de slam. Incentivada pela poeta e atriz Roberta Estrela Dalva, a disputa contará com as participações do britânico Jacob Sam La Rose e do norte-americano Jive. A ênfase na poesia foi o modo que os organizadores da FLUPP Brasil encontraram para reconhecer e homenagear o trabalho dos artistas e produtores sociais que incluíram a periferia no mapa da produção cultural brasileira.

Autores
Entre os convidados estrangeiros estão a romancista uruguaia Inês Bortagaray, sensação da literatura latino-americana que, recentemente, teve o livro “Um, Dois e Já” lançado pela Cosac Naif e o professor holandês Peter Demant, um especialista em temas do Oriente Médio. Entre os convidados brasileiros, além da própria Roberta Estrela D´Alva, estão Alessandro Buzo, Binho e Sérgio Vaz, que lideram importantes saraus na periferia de São Paulo. Isa Grinspum apresentará a obra do antropólogo Darcy Ribeiro, o personagem principal de uma minissérie produzida pela documentarista. A historiadora Rosa Maria Vieira apresentará a obra de Sergio Buarque de Holanda. O antropólogo carioca Marcos Alvito e o filósofo Eduardo Jardim falarão das obras, respectivamente, de Gilberto Freyre e Mário de Andrade.

Flupp Brasil
A FLUPP Brasil substitui a FLUPP Pensa, evento que teve duas edições (2012 e 2013) no Rio de Janeiro, lançou quatro livros e 84 novos autores selecionados a partir de oficinas promovidas em comunidades cariocas. Nesse novo formato, o evento apresentará 40 novos autores que terão seus textos publicados em um livro, com lançamento previsto para agosto.

As inscrições poderão ser feitas via site (www.flupp.net.br) até a véspera de cada evento. “Assim como aconteceu na FLUPP Pensa, a FLUPP Brasil tem como principal objetivo a produção de um livro. A diferença desta vez é que o tema remeterá a uma reflexão profunda sobre o País. Por isso, nós elegemos quatro pensadores brasileiros, fundamentais para a
estruturação do nosso País, que terão suas obras discutidas com total abertura crítica”, explica Júlio Ludemir, um dos idealizadores da FLUPP Brasil.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *