14 filmes que você definitivamente não sabia que foram baseados em livros

Publicado no Brasil Post

Assistir Duro de Matar, que é, sem dúvidas, o ápice de filmes de ação dos anos 80, traz à mente mais do que alguns adjetivos fortes: bizarro, stress induzido, visualmente interessante e… literário? É isso mesmo. A produção que transformou Bruce Willis em um verdadeiro herói de ação foi originalmente lançada como um romance chamado Nada Dura para SempreNothing Lasts Forever, no original. Aqui estão 13 outros filmes que você pode não saber, mas foram baseados em livros:

 

Sexta-Feira Muito Louca (2003)
friday
Freaky Friday foi originalmente publicado como um livro infantil escrito por Mary Rodgers, mas a história vai ainda mais longe do que isso – o livro de 1972 foi potencialmente baseado em uma história semelhante, escrita na década de 1880, com o título Vice-versa.
Rebeldia Indomável (1967)
movie book 2
Rebeldia Indomável foi escrito em 1965 por Don Pearce – a adaptação do livro para o cinema saiu apenas dois anos mais tarde.
Die Hard
die hard
Nada dura para sempre, o livro, foi publicado no final dos anos 70, e parou de ser publicado antes da adaptação para os cinemas ser lançada, quase uma década depois.
A Torradeira Valente (1987)
toaster
The Brave Little Toaster foi um aclamado romance de ficção científica antes de ser transformado em um filme para crianças – ele foi indicado para o Prêmio Hugo e Nebula Award.
A Incrível Jornada (1993)
homeward
A incrível jornada, de 1993, é um remake do filme mudo de 1963 e que foi baseado em um romance de Sheila Burnford.
O Pai da Noiva (1991)
bride
O Pai da Noiva foi antes estrelado por Elizabeth Taylor, em 1950, do que por Steve Martin em 1991. O primeiro filme foi baseado em um romance satírico de 1949 escrito por Edward Streeter.

Horror em Amityville (2005)
movie book 1
A franquia Horror em Amityville não apenas é baseada em um livro apresentado na década de 1970, como o autor alega ter sido inspirado por eventos sobrenaturais que aconteceram na vida real.

Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)
gump
Ainda que repleto de adaptações e pequenas adequações feitas especialmente para o cinema, Forrest Gump foi originalmente lançado como livro, publicação que vendeu ainda mais quando o filme chamou a atenção do público no cinema.

Tubarão (1975)
jaws book
Os direitos do filme Tubarão foram vendidos antes do livro ser publicado, utilizando do hype subsequente para fazer dele um best-seller. De acordo com a BBC, o autor Peter Benchley mais tarde se tornou um defensor dos oceanos, estimulado pela culpa que sentia por perpetuar um estereótipo negativo dos tubarões.

O Planeta dos Macacos (1968)
planet
Escritor francês Pierre Boulle escreveu O Planeta dos Macacos em 1963, cinco anos antes da primeira adaptação da história para os cinemas.

Psicose (1960)
psycho
Robert Bloch escreveu Psicose em 1959, Alfred Hitchcock dirigiu a adaptação de um ano depois.

O Exorcista (1973)
exorcist book
William Peter Blatty escreveu tanto o livro, de 1971, como a adaptação para cinema, em 1973, de O Exorcista.

Herbie – Se Meu Fusca Falasse (1968)
herbie
Gordon Buford escreveu Car, Boy, Girl – em português, Carro, Menino, Menina – em 1961, sete anos antes da primeira adaptação de Herbie para cinema.

Os Pássaros (1963)
birds
“Os Pássaros”, foi publicado pela primeira vez em uma coleção de contos chamado The Apple Tree – A Árvore das Maçãs -, em 1952. Quando a adaptação de Hitchcock foi lançado mais de uma década mais tarde, a coleção foi reimpresso como Os Pássaros e Outras Histórias.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *