Há 26 anos na Consolação, livraria fecha por causa de crack no vizinho

Chico Felitti, na Folha de S.Paulo

O crack venceu os livros. A livraria Freebook, especializada em títulos importados e em itens de papelaria como cadernetas Moleskine, deixa de funcionar amanhã por um problema com a vizinhança.

“Tem uma pequena Cracolândia aqui do lado”, diz o dono da livraria Manuel Dias Teixeira Neto, mais conhecido como Petit.

Há 26 anos no número 1,924 da rua da Consolação, a Freebook fecha as portas para encontrar ponto em outro bairro da cidade. “Um lugar que tenha um pouco mais de segurança”, diz Petit.

Até três anos atrás, a política da boa vizinhança imperava.

Reprodução/GoogleMaps
A livraria (no prédio branco) e a casa invadida (sobrado verde)
A livraria (no prédio branco) e a casa invadida (sobrado verde)

No sobrado que faz divisa com a livraria funcionava a “casa de moças” da Tia Olga, que ofereceu um plantel de prazeres ali por décadas. “Fui responsável pela educação sentimental de milhares de rapazes da classe média paulistana”, disse Tia Olga à Folha em 1997.

Aconteceu que Tia Olga morreu em 2010 e, desde então, o paradeiro do imóvel ficou nebuloso.

“Um sobrinho dela cuidou da casa por uns tempos, mas ele foi assassinado lá dentro da casa faz um ano e meio”, conta Petit.

As meninas e mulheres que ficaram lá sumiram. A luz e a água foram cortadas. A casa foi então ocupada por usuários de droga.

Rogério Canella/Folhapress
A livraria Freebook, que é especializada em títulos importados
A livraria Freebook, que é especializada em títulos importados

“Seis dias atrás, a Rota esteve lá, levou algumas pessoas. Mas, no dia seguinte, já estavam de volta”, conta o dono do livraria, que relata ter visto assaltos na calçada em frente ao seu negócio.

A Polícia Militar afirma que a dona do imóvel não consegue entregar a ordem de despejo, que já foi emitida pela Justiça, para os ocupantes da casa. Procurada, a Prefeitura de São Paulo não respondeu aos pedidos de entrevista da sãopaulo sobre o imóvel.

A Freebook fecha as portas no sábado, 14, mas faz promoção enquanto ainda estiver aberta.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *